Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Acidente em Mariana (MG)

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre o Acidente em Mariana (MG) testarão seus conhecimentos sobre um dos maiores desastres ambientais da nossa história. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Em novembro de 2015 ocorreu um dos maiores desastres ambientais do nosso país: O acidente em Mariana (MG). Sobre esse acidente, marque a alternativa correta:

a) O acidente em Mariana ocorreu em virtude da liberação de uma grande quantidade de petróleo no mar, o que causou a morte de várias espécies.

b) O acidente em Mariana ocorreu porque vários produtos radioativos foram liberados no local sem a devida proteção.

c) O acidente em Mariana refere-se ao desmatamento de uma grande área de floresta nesse local, o que causou a morte de várias espécies.

d) O acidente em Mariana ocorreu em razão do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração.

e) O acidente em Mariana ocorreu por causa da explosão de uma usina nuclear no local.

questão 2

O acidente em Mariana (MG), em 2015, provocou uma série de impactos negativos no meio ambiente. O rompimento da barragem de rejeitos de mineração levou lama, por exemplo, aos rios, afetando diretamente a cadeia alimentar. Sobre esse assunto, marque a alternativa incorreta:

a) O acidente de Mariana, apesar de causar grades danos a outras áreas, causou pouco prejuízo no que diz respeito ao ambiente aquático, uma vez que a lama liberada não possuía produtos tóxicos, não afetando, portanto, os peixes no local.

b) A lama que chegou aos rios provocou a morte de peixes, pois o produto obstruía a brânquia desses organismos. Com a morte de várias espécies, a cadeia alimentar ficou prejudicada.

c) A cadeia alimentar ficou prejudicada porque muitos indivíduos de diferentes espécies morreram tanto em terra quanto nos ambientes aquáticos atingidos pela lama da mineradora.

d) Algas e plantas aquáticas também morreram nos rios atingidos pela lama que foi liberada com o rompimento da barragem, o que afetou diretamente a cadeia alimentar dos ambientes aquáticos.

e) A lama diminuiu o oxigênio dos rios atingidos, o que causou a morte dos organismos aquáticos.

questão 3

O homem, frequentemente, provoca danos ao meio ambiente. Um dos mais recentes e também mais devastadores foi o acidente em Mariana, em 2015. Entre os pontos listados abaixo, marque um problema que não pode ser atribuído ao rompimento da barragem de rejeitos.

a) Modificação da cadeia alimentar dos rios da região.

b) Assoreamento dos rios da região.

c) Alteração do pH do solo da região.

d) Alteração da fertilidade do solo da região.

e) Aumento de oxigênio disponível nos rios da região.

questão 4

O acidente em Mariana foi considerado um dos maiores desastres ambientais da nossa história. Segundo alguns estudiosos, serão necessários mais de 10 anos para recuperar os danos causados, por exemplo, ao rio Doce. Sobre o tema, marque o item correto:

a) O rio Doce foi afetado apenas em sua fauna, uma vez que apenas peixes morreram em decorrência do desastre.

b) A oxigenação da água do rio Doce não foi alterada, uma vez que a grande quantidade de lama sedimentou-se logo após o acidente.

c) A recuperação do rio Doce depende, principalmente, da recuperação da oxigenação da água, pois só assim organismos poderão voltar ao rio.

d) A destruição de algas e plantas aquáticas presentes no rio Doce não afeta a vida aquática e, portanto, o foco da recuperação deve ser o restabelecimento dos peixes no local.

e) O rio Doce, após o acidente, morreu completamente, não havendo a menor chance de recuperação daquelas águas.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. O acidente em Mariana, ocorrido em 2015, refere-se ao rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. Apesar de não haver, segundo a Samarco, substâncias tóxicas na lama que saiu da barragem de rejeitos de mineração, ela afetou o meio ambiente por acabar com o oxigênio da água e causar a morte de peixes e outros seres vivos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Com o avanço da lama pelos rios, ocorreu a diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água, causando a morte de vários organismos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Para que o rio Doce seja recuperado, deve-se restabelecer a oxigenação da água para que os organismos aquáticos consigam respirar. Essa oxigenação ocorrerá após a deposição dos sedimentos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola