Topo
pesquisar

Exercícios sobre as evidências da evolução

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre as evidências da evolução lhe ajudarão na compreensão desse tema e também a fixar esse conteúdo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A teoria da Evolução, apesar de apresentar uma grande quantidade de evidências que afirmam sua veracidade, ainda é alvo de muitas discussões. Um dos fatos que confirmam a evolução diz respeito à presença de estruturas atrofiadas, que recebem o nome de:

a) órgãos análogos.

b) órgãos homólogos.

c) órgãos vestigiais.

d) apêndices.

questão 2

As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas:

a) homólogas.

b) análogas.

c) vestigiais.

d) fósseis.

questão 3

Alguns órgãos, tais como a asa de uma ave e o braço humano, possuem mesma origem embrionária, mesmo apresentando funções diferentes. Essas estruturas são resultado de pressões seletivas diferentes, que causam um fenômeno conhecido como:

a) evolução convergente.

b) evolução divergente.

c) isolamento reprodutivo.

d) isolamento geográfico.

questão 4

(UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em:

a) convergência adaptativa.

b) isolamento reprodutivo.

c) irradiação adaptativa.

d) isolamento geográfico.

e) alopatria.

questão 5

(Fuvest) Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?

a) Asa de morcego e asa de borboleta.

b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.

c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.

d) Asa de ave e asa de morcego.

e) Concha de caramujo e escama de peixe.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Algumas estruturas são chamadas de vestigiais por apresentarem-se bem reduzidas e com pouca ou nenhuma função. O apêndice vermiforme no homem é considerado, por muitos autores, como uma estrutura vestigial.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. Chamamos de estruturas ou órgãos análogos aqueles que possuem a mesma função, mas não apresentam a mesma origem.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Dizemos que houve uma evolução divergente quando temos órgãos homólogos que surgiram em decorrência da adaptação dos organismos aos diferentes modos de vida.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Quando uma estrutura apresenta-se semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. A asa de uma ave e a asa de um morcego são estruturas homólogas, pois possuem a mesma origem embrionária. Alguns autores, entretanto, consideram os esqueletos desses animais homólogos, mas os órgãos análogos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola