Topo
pesquisar

Exercícios sobre Biologia Evolutiva

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre Biologia Evolutiva testarão seus conhecimentos a respeito das principais teorias evolucionistas existentes. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria.

a) Evolucionismo.

b) Darwinismo.

c) Lamarckismo.

d) Fixismo.

e) Neodarwinismo.

questão 2

Uma das primeiras teorias evolucionistas apresentadas afirmava que o uso de determinada parte do corpo estimulava o seu desenvolvimento, enquanto seu desuso poderia levar o órgão à atrofia. Além disso, dizia que as características adquiridas durante a vida poderiam ser passadas aos descendentes.

Essa teoria evolutiva foi proposta por:

a) Charles Darwin.

b) Ernst Mayr.

c) Jean-Baptiste Lamarck.

d) George Simpson.

e) Aristóteles.

questão 3

A seleção de bactérias resistentes a antibióticos é uma realidade que tem ocasionado o desenvolvimento de superbactérias, que são resistentes a vários tipos desse medicamento. O desenvolvimento de superbactérias é um bom exemplo do mecanismo de:

a) seleção natural.

b) deriva genética.

c) seleção sexual.

d) linkage.

e) pleiotropia.

questão 4

(Acafe-SC) A teoria evolucionista, proposta por Darwin, foi enriquecida a partir de novos conhecimentos científicos, dando origem à Teoria Sintética da Evolução. Segundo essa teoria, os principais fatores evolucionistas são:

a) seleção natural, divisão celular e lei do uso e do desuso.

b) mutação genética, recombinação genética e seleção natural.

c) respiração celular, divisão mitótica e recombinação gênica.

d) seleção artificial, divisão mitótica e crossing over.

e) transmissão das características adquiridas, mutação gênica e divisão celular.

questão 5

(Enem-2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.

e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. De acordo com o fixismo, todas as espécies são imutáveis. Essa teoria opõe-se ao evolucionismo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A teoria evolucionista de Jean-Baptiste Lamarck baseou-se em dois princípios: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. A seleção natural refere-se ao processo de seleção do organismo mais apto a sobreviver em determinado ambiente. No caso das bactérias, o meio seleciona aquelas que não são mortas pelos antibióticos utilizados.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Na Teoria Sintética da Evolução, houve uma reinterpretação da teoria proposta por Darwin por meio dos conceitos modernos de Genética. Sendo assim, a teoria sintética admite como principais fatores evolutivos: mutação, recombinação e seleção natural.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. De acordo com a teoria proposta por Lamarck, o desuso de determinado órgão faz com que ele se atrofie (lei do uso e desuso).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola