Topo
pesquisar

Exercícios sobre características gerais dos vírus

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre características gerais dos vírus podem ser uma importante forma de revisão e fixação do conteúdo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os vírus são organismos conhecidos, principalmente, pelas várias doenças que desencadeiam. Entretanto, os vírus possuem outras características marcantes, tais como:

a) a ausência de material genético.

b) a presença de membrana celular formada exclusivamente por proteínas.

c) a ausência de célula.

d) a presença de DNA protegido por uma membrana nuclear.

e) a presença exclusivamente de ribossomos.

questão 2

Normalmente, ao conceituar o vírus, costumamos dizer que ele é “parasita intracelular obrigatório”. Essa classificação refere-se ao fato de que esses organismos:

a) só se reproduzem no interior de células.

b) não possuem capacidade de autoduplicação, nem mesmo no interior das células.

c) não apresentam DNA ou RNA, utilizando material genético da célula hospedeira.

d) apresentam metabolismo próprio, apesar da ausência de células.

e) devem conectar-se à superfície da célula para que sejam capazes de infectar outros organismos.

questão 3

Os vírus são organismos acelulares que dependem da maquinaria celular para realizar sua replicação. Alguns desses vírus infectam células humanas, desencadeando graves enfermidades. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma doença viral.

a) Ebola.

b) Gripe H1N1.

c) Tétano.

d) Zika.

e) Chikungunya.

questão 4

(Fuvest) Os vírus

a) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.

b) possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da célula hospedeira.

c) possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da célula hospedeira.

d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula hospedeira.

e) não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de síntese de proteínas da célula hospedeira.

questão 5

(UFF) Relativamente aos vírus afirma-se, corretamente, que:

a) No caso dos retrovírus, que causam diversos tipos de infecções, a enzima transcriptase reversa catalisará a transformação do DNA viral em RNA mensageiro.

b) Em qualquer infecção viral, o ácido nucleico do vírus tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo.

c) No caso dos vírus que têm como material genético o DNA, este será transcrito em RNA mensageiro, que comandará a síntese de proteínas virais.

d) Em qualquer infecção viral, é indispensável que o capsídeo permaneça intacto para que o ácido nucleico do vírus seja transcrito.

e) Em todos os vírus que têm como material genético o RNA, este será capaz de se duplicar sem a necessidade de se transformar em DNA, originando várias cópias na célula hospedeira.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Os vírus são organismos acelulares e, por essa razão, não são considerados como seres vivos por muitos autores.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. Os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios porque não apresentam metabolismo próprio, reproduzindo-se apenas no interior de uma célula.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O tétano é uma infecção bacteriana grave que apresenta como principal sintoma contrações musculares dolorosas. Essa doença pode ser evitada por meio de vacina.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Os vírus realizam a transcrição do RNA mensageiro, que, posteriormente, realizará a síntese proteica. Para a realização da síntese de proteínas, o vírus necessita das estruturas da célula parasitada, tais como ribossomos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. No ciclo de multiplicação viral, observa-se a fase de biossíntese. Nessa etapa, o vírus realiza o processo de transcrição, em que ocorre a síntese de RNA mensageiro. Esse RNA será traduzido pelos ribossomos da célula hospedeira.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola