Topo
pesquisar

Exercícios sobre células-tronco

Exercícios de Biologia

Ao responder aos exercícios sobre células-tronco, você fixará as características dessas células e a classificação de acordo com o potencial de diferenciação. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As células-tronco atualmente são conhecidas pelo seu potencial de tratar algumas doenças e pela esperança de que possam tratar outras. Cerca de 100 diferentes doenças relacionadas com o sangue, por exemplo, são tratadas pelo uso dessas células. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica a característica presente nas células-tronco que ajuda no tratamento de tantas enfermidades.

a) As células-tronco apresentam capacidade de multiplicação e diferenciação e substitui células doentes por células saudáveis.

b) As células-tronco apresentam capacidade de aumentar de tamanho, ocupando o local das células doentes.

c) As células-tronco apresentam capacidade de modificar o genótipo de células doentes.

d) As células-tronco apresentam capacidade de destruir células doentes pelo processo de fagocitose.

e) As células-tronco apresentam capacidade de causar a desdiferenciação dos tipos celulares doentes.

questão 2

As células-tronco possuem alto poder de diferenciação. Alguns tipos de células-tronco, no entanto, apresentam potencial reduzido quando comparados com outros tipos dessas células. A célula-tronco capaz de se diferenciar em qualquer tipo celular, incluindo tecidos embrionários e extraembrionários, é a

a) totipotente.

b) pluripotente.

c) pluripotente induzida.

d) multipotente.

e) megapotente.

questão 3

As células-tronco são muito utilizadas em tratamentos de leucemia, em que o paciente recebe quimioterapia para que as células de sua medula óssea sejam destruídas e posteriormente recebe o transplante de células-tronco. Essas células-tronco são obtidas por meio de doação, que geralmente é de um irmão ou outro parente próximo. Nesse caso, são utilizadas células-tronco adultas, as quais se diferenciam das embrionárias por

a) apresentarem maior capacidade de diferenciação.

b) já terem sofrido o processo de diferenciação.

c) não possuírem capacidade de multiplicação.

d) apresentarem menor capacidade de diferenciação.

e) apresentarem capacidade de produzir tecidos extraembrionários.

questão 4

(ENEM) A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

a) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.

b) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.

c) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.

d) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.

e) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor.

questão 5

(UEL-2003) As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco. Para a obtenção dessas células, é preciso extraí-las de embriões na fase de:

a) Gástrula

b) Processo notocordal

c) Nêurula

d) Mórula

e) Formação de saco vitelínico

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Por serem capazes de se multiplicar e gerar diferentes tipos celulares, elas são uma esperança na área da Medicina, que, por meio da terapia celular, promove a troca de células doentes por células saudáveis.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. As células-tronco totipotentes apresentam a maior capacidade de diferenciação. Costuma-se dizer que, com essa célula, é possível gerar um organismo por completo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. As células-tronco adultas apresentam a capacidade de se diferenciar apenas nas células do tecido do qual foram originadas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. O autotransplante possui menor taxa de rejeição, pois as células utilizadas são do mesmo indivíduo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Na fase de mórula (primeiro estágio da embriogênese), encontramos células-tronco totipotentes, as quais podem originar todos os tipos celulares de um organismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola