Topo
pesquisar

Exercícios sobre Charles Darwin e sua teoria

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre Charles Darwin e sua teoria, você avaliará seus conhecimentos sobre evolução. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Darwin foi um naturalista britânico que ficou bastante conhecido por sua teoria evolucionista. Para chegar às suas conclusões, Darwin fez inúmeras observações durante sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio Beagle. Entre os pontos-chave da teoria da evolução proposta por esse naturalista, podemos citar

a) o uso e desuso.

b) a transmissão dos caracteres adquiridos.

c) a seleção natural.

d) a segregação de fatores.

e) a transmissão dos genes.

questão 2

Darwin fez diversas observações até que chegasse à sua famosa teoria evolucionista. Uma dessas observações foi realizada em Galápagos, onde o pesquisador pôde observar espécies de tentilhões (aves) que apresentavam diferenças, principalmente, em seu bico. Observando essas características, Darwin concluiu que:

a) os tentilhões, assim como as outras espécies, são imutáveis.

b) os tentilhões migraram de áreas diferentes em direção à Galápagos e, por isso, apresentavam bicos diferentes.

c) os tentilhões, em razão da necessidade de se alimentar, sofreram modificações em seus bicos, o que os tornou mais adaptados.

d) os tentilhões adquiriram bicos diferentes durante a vida e passaram essa característica aos descendentes.

e) os tentilhões provavelmente derivaram de um ancestral comum e sofreram o processo de seleção natural.

questão 3

(Mack-2009) Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexões a respeito das teorias da evolução. Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmações abaixo.

I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas.

II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem.

III. Darwin, na sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem, principalmente, por mutações genéticas.

IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e IV.

e) II e IV.

questão 4

(Mack-2007) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin:

a) mutação e seleção natural.

b) mutação e adaptação.

c) mutação e recombinação gênica.

d) recombinação gênica e seleção natural.

e) adaptação e seleção natural.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Na teoria da seleção natural, Darwin explica que os organismos vivem em uma constante luta pela sobrevivência e apenas o mais apto sobrevive, reproduz-se e passa suas características para as próximas gerações.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. Segundo Darwin, os tentilhões derivaram de uma espécie original, e as diferenças nos bicos surgiram em razão da seleção natural, uma vez que esses organismos vivem em ambientes ecológicos diferentes.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A alternativa I está incorreta porque, mesmo que a medicina permita que um indivíduo sobreviva, aqueles que apresentam características mais vantajosas possuem mais chances de repassá-las aos seus descendentes. Já a alternativa II está incorreta porque, segundo Darwin, homens e macacos possuem um mesmo ancestral comum, ou seja, o macaco não é um ancestral do homem.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A mutação e a recombinação gênica não estavam presentes na teoria proposta por Darwin inicialmente, pois, tais aspectos não eram conhecidos quando a teoria foi proposta.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola