Topo
pesquisar

Exercícios sobre ciclos biogeoquímicos

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre ciclos biogeoquímicos avaliarão seu conhecimento a respeito de como os elementos circulam na natureza. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os ciclos biogeoquímicos representam o movimento de um ou mais elementos na natureza e estão intimamente ligados aos processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Entre os ciclos a seguir, marque aquele que envolve a participação de bactérias do gênero Rhizobium e leguminosas.

a) Ciclo do carbono.

b) Ciclo do nitrogênio.

c) Ciclo do enxofre.

d) Ciclo do fósforo.

e) Ciclo do cloro.

questão 2

Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, garantem que os elementos circulem pela natureza. Entre as afirmações a seguir, marque aquela que melhor explica o papel dos decompositores nesses ciclos.

a) Os decompositores garantem a fixação dos elementos químicos no solo.

b) Os decompositores, ao degradar os restos de seres vivos, garantem espaço para que novos nutrientes sejam adicionados ao ambiente.

c) Os decompositores permitem, ao decompor os restos dos organismos, que substâncias presentes nesses seres possam ser utilizadas novamente.

d) Os decompositores permitem que o fluxo de energia ocorra em vários sentidos.

questão 3

O ciclo do carbono é um importante ciclo biogeoquímico, principalmente porque todas as moléculas orgânicas possuem o átomo desse elemento em sua composição. Marque a alternativa que indica o principal reservatório de carbono no planeta.

a) Rios e mares.

b) Seres vivos.

c) Vegetais.

d) Solo.

e) Atmosfera.

questão 4

(Enem-2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca

a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

questão 5

(PUC-SP) Analise as equações I, II e III a seguir:

I. 6CO2+ 12H2O → C6H1206 + 6O2 + 6H2O

II. 2NH3 + 3O2 → 2HNO2 +2H2O

III. C6H12O6 → 2C2H5OH + 2CO2

Assinale a alternativa incorreta referente às equações:

a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.

b) II é realizada por certos tipos de bactérias e está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

c) II é realizada por animais em geral e não está relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.

d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.

e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de matéria nos ecossistemas.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem nas raízes das leguminosas, exercem um importante papel na transformação de nitrogênio do ar em amônia. Ao realizar essa transformação, essas bactérias permitem que o nitrogênio possa ser utilizado pelas plantas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O papel dos decompositores nos ciclos biogeoquímicos é garantir que as substâncias presentes nos seres vivos retornem ao ambiente para que possam ser usadas em novos processos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. A maior quantidade de carbono no nosso planeta está na atmosfera, onde se encontra na forma de dióxido de carbono (CO2).

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Quando se realiza a queima de combustíveis fósseis, é liberada na atmosfera uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), aumentando, assim, a sua quantidade na atmosfera.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. A equação II é realizada por algumas bactérias (Nitrosomonas) que transformam a amônia em nitritos. Assim sendo, não é realizada por animais e está relacionada com a ciclagem de nitrogênio.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola