Exercícios sobre classificação dos ambientes marinhos

Com estes exercícios sobre classificação dos ambientes marinhos, você testará seus conhecimentos sobre as zonas existentes segundo a classificação que se volta para a quantidade de luz e profundidade. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

O ambiente marinho pode ser classificado com relação à penetração de luz solar. Marque a alternativa que indica a região, entre aquelas que obedecem à classificação em torno da penetração de luz, em que são encontrados apenas animais carnívoros.

a) Região litorânea.

b) Região eufótica.

c) Região afótica.

d) Região abissal.

e) Região continental.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Na região afótica, não há presença de luz e, portanto, não ocorrem organismos fotossintetizantes. Em virtude da ausência de fotossintetizantes, não há herbívoros, sendo a fauna apenas carnívora.

Questão 2

O ambiente marinho pode ser classificado de acordo com a quantidade de luminosidade. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma região rica em luz solar e que permite a sobrevivência de organismos fotossintetizantes.

a) Região nerítica.

b) Região eufótica.

c) Região afótica.

d) Região abissal.

e) Região abatial.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. A região eufótica, ou zona eufótica, possui grande incidência luminosa e, portanto, a presença de organismos fotossintetizantes.

Questão 3

O ambiente marinho pode ser classificado com base na profundidade. Podemos chamar de zona litorânea a região:

a) em que não há luminosidade e organismos fotossintetizante.

b) em que a profundidade é maior que 2000 metros.

c) entre marés.

d) localizada abaixo da zona nerítica.

e) mais profunda do ambiente marinho.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. A zona litorânea fica emersa na maré baixa e imersa na maré alta. Essa região é bem iluminada e, consequentemente, é rica em vida.

Questão 4

De acordo com a classificação do ambiente marinho com relação à profundidade, a região mais profunda, sem luz e com espécies adaptadas à grande pressão é chamada de:

a) Zona litorânea.

b) Zona batial.

c) Zona nerítica.

d) Zona abissal.

e) Zona entre marés.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A zona abissal está localizada em grandes profundidades, é fria e sem luz, apresenta pouco alimento e espécies adaptadas às altas pressões. Algumas espécies dessa área apresentam bioluminescência.

Questão 5

O fitoplâncton é constituído por organismos autotróficos e, portanto, é encontrado apenas na zona:

a) bissal.

b) batial.

c) afótica.

d) eufótica.

e) abissal.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A zona eufótica é uma região com grande quantidade de luz e, portanto, o local ideal para organismos fotossintetizantes, como aqueles que constituem o fitoplâncton.