Topo
pesquisar

Exercícios sobre classificação dos artrópodes

Exercícios de Biologia

Os artrópodes são extremamente diversos e são divididos atualmente em três subfilos, sendo alguns dos seus representantes os crustáceos e os aracnídeos. Publicado por: Flávia de Figueiredo Machado
questão 1

(UFOP/2005) O quadro a seguir apresenta as características e a importância de cada uma das 5 classes do Filo Arthropoda:As classes I, II, III, IV e V representam, respectivamente:

a) Chilopoda, Crustacea, Insecta, Aracnida e Diplopoda

b) Diplopoda, Insecta, Crustacea, Aracnida e Quilopoda

c) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda e Quilopoda

d) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda e Diplopoda

questão 2

(UFOP/2002) Observe as tiras.

Sobre o sistema respiratório dos insetos, pode-se dizer:

a) Tubos finos ramificados partem de orifícios (espiráculos) situados aos pares nos segmentos do tórax e abdome.

b) Os alvéolos se situam perto dos espiráculos traqueais.

c) Os espiráculos se abrem em bolsas achatadas dispostas em leques, que terminam na hemocele, em vez de músculos e tecidos como nas aranhas.

d) A respiração dos insetos é, principalmente, do tipo cutânea.

questão 3

Dentre as principais características dos representantes do Subfilo Crustacea, podemos destacar:

  1. Um par de antenas; apêndices birremes; sistema traqueal de trocas gasosas; excreção realizada pelas glândulas antenais; desenvolvimento direto.
  2. Dois pares de antenas; apêndices unirremes; presença de órgãos respiratórios especializados funcionando como brânquias; excreção realizada pelas glândulas antenais e desenvolvimento indireto na maior parte dos crustáceos.
  3. Dois pares de antenas; apêndices birremes; presença de órgãos respiratórios especializados funcionando como brânquias; excreção realizada pelas glândulas antenais e desenvolvimento indireto na maior parte dos crustáceos.
  4. Dois pares de antenas; apêndices unirremes; presença de órgãos respiratórios especializados funcionando como brânquias; excreção realizada pelos túbulos de Malpighi e desenvolvimento indireto na maior parte dos crustáceos.
questão 4

O Filo Arthropoda é o grupo mais diverso do planeta, com ampla distribuição, variedade de habitats e hábitos alimentares. Em relação a este grupo, julgue como verdadeiro ou falso:

( ) I - Aranhas e insetos, ambos pertencentes à Classe Arachnida, realizam excreções através dos túbulos de Malpighi.

( ) II - O desenvolvimento dos insetos pode ser de três tipos: ametábolo – desenvolvimento direto; holometábolo – desenvolvimento indireto em que as formas jovens são denominadas ninfas e são semelhantes aos adultos; hemimetábolo – desenvolvimento indireto que apresenta a fase larval, inicial, após a eclosão do ovo, e a fase de pupa, antes da transformação para o indivíduo adulto.

( ) III - As aranhas apresentam um par de quelíceras como membros anteriores, algumas realizam excreção pelas glândulas coxais e possuem desenvolvimento direto.

( ) IV - No geral, os artrópodes possuem pernas articuladas, exoesqueleto quitinoso, corpo metamerizado, simetria bilateral e dois folhetos embrionários.

respostas
Questão 1
Questão 2
Questão 3
Questão 4

(F) – I – Aranhas e insetos possuem um sistema excretor constituído por túbulos de Malpighi, mas não pertencem à mesma classe. As aranhas pertencem à Classe Arachnida e os insetos, à Classe Insecta.

(F) – II – A descrição do desenvolvimento ametábolo está correta, contudo, as descrições do desenvolvimento holometábolo e hemimetábolo não, elas estão invertidas.

(V) - IV

(F) – Todas as características estão corretas, exceto a presença de dois folhetos embrionários. Os artrópodes possuem três folhetos embrionários, ou seja, são triblásticos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola