Exercícios sobre comensalismo

Estes exercícios sobre comensalismo abordam essa importante relação ecológica na qual nenhum dos indivíduos envolvidos é prejudicado. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

A relação existente entre o tubarão e a rêmora é, sem dúvidas, o exemplo mais conhecido de comensalismo. Essa relação ecológica pode ser classificada como:

a) interespecífica e positiva.

b) interespecífica e negativa.

c) intraespecífica e positiva.

d) intraespecífica e negativa.

e) intraespecífica e neutra.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”. O comensalismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes na qual um deles é beneficiado e o outro não se beneficia nem é prejudicado pela relação.

Questão 2

Nas alternativas a seguir, é possível observar diferentes interações entre organismos. Dessas relações, uma não é exemplo de comensalismo. Assinale a alternativa que apresente essa relação:

a) A rêmora alimenta-se dos restos de comida do tubarão.

b) Os abutres alimentam-se dos restos de alimentos de animais carnívoros.

c) As hienas comem restos de uma carcaça deixada pelo leão.

d) Os leões brigam pela carcaça de uma zebra.

e) Os urubus alimentam-se nos lixões criados pelos seres humanos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A briga por alimento entre os leões caracteriza um exemplo de competição.

Questão 3

O comensalismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes na qual uma espécie está em busca de alimento. Entretanto, alguns autores pretendem incluir a relação em que uma espécie serve de abrigo para outra como um tipo de comensalismo. Que outra relação é essa?

a) mutualismo.

b) competição.

c) inquilinismo.

d) colônia.

e) sociedade.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Muitos autores pretendem incluir o inquilinismo como uma forma de comensalismo, uma vez que nessa relação uma espécie serve de abrigo para outra, porém, sem prejudicá-la.

Questão 4

(UFCG) Existem inúmeras formas de associação entre os seres vivos nas relações ecológicas e, consequentemente, uma classificação. A relação interespecífica harmônica, em que uma espécie é beneficiada e a outra nada sofre, é classificada como:

a) Mutualismo e amensalismo.

b) Comensalismo e mutualismo.

c) Mutualismo e inquilinismo.

d) Comensalismo e amensalismo.

e) Inquilinismo e comensalismo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. No comensalismo, uma espécie é beneficiada, porém, a outra envolvida não é prejudicada nem beneficiada. Como o inquilinismo apresenta essas mesmas características, muitos autores consideram-no um tipo de comensalismo.

Questão 5

Marque a alternativa que melhor explica por que o urubu e o ser humano estabelecem uma relação de comensalismo.

a) O ser humano e o urubu estabelecem uma relação de comensalismo, pois se trata de uma relação estabelecida entre espécies diferentes em que ambas são prejudicadas com a interação.

b) O ser humano e o urubu estabelecem uma relação de comensalismo, pois ambos são beneficiados com a interação.

c) O ser humano e o urubu estabelecem uma relação de comensalismo, pois os urubus se alimentam de restos alimentares dos humanos, sem prejudicá-los.

d) O ser humano e o urubu estabelecem uma relação de comensalismo, pois ambos se beneficiam, mas sua ocorrência não é obrigatória.

e) O ser humano e o urubu estabelecem uma relação de comensalismo, pois o homem mata e se alimenta do urubu.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Os urubus aproveitam-se dos restos de alimentos descartados pelos homens em lixões. Como o alimento foi descartado, não há prejuízo para os seres humanos.

Questão 6

Algumas plantas, como as bromélias, vivem sobre as árvores de modo a conseguirem melhor localização em relação à luz. Essa relação se caracteriza como um tipo de comensalismo e é denominada:

a) mutualismo

b) epifitismo

c) competição

d) parasitismo

e) colônia

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. A relação estabelecida entre as bromélias e as árvores é o epifitismo. Nessa relação, uma planta se desenvolve sobre a outra, sem, no entanto, prejudicá-la. Nesse caso, não há parasitismo.

Questão 7

Quando um leão abate sua presa, a relação estabelecida é a(o) ___________________. Quando os restos das presas dos leões são aproveitados pelos abutres, a relação estabelecida é a(o) ______________________.

Marque a alternativa que melhor completa os espaços acima:

a) mutualismo e competição

b) comensalismo e competição

c) competição e mutualismo

d) predatismo e comensalismo

e) predatismo e mutualismo

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. Quando um leão abate sua presa, a relação estabelecida é o predatismo. Quando o abutre se alimenta dos restos das presas dos leões, por sua vez, temos um caso de comensalismo.

Questão 8

O comensalismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo, portanto uma associação

a) intraespecífica.

b) multiespecífica.

c) interespecífica.

d) pluriespecífica.

e) heteroespecífica.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Uma relação interespecífica é a que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Um exemplo dela é o comensalismo.

Questão 9

O tubarão e o peixe-piloto estabelecem uma relação ecológica em que este se alimenta dos restos dos alimentos capturados por aquele, sem causar prejuízo a esse grande predador. A relação estabelecida é um caso de:

a) inquilinismo

b) mutualismo obrigatório

c) mutualismo facultativo

d) comensalismo

e) predação

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A relação estabelecida entre o tubarão e o peixe-piloto é um caso de comensalismo, pois envolve espécies diferentes e apenas uma espécie é beneficiada, sem que a outra seja prejudicada.

Questão 10

(Uece) São exemplos de relações ecológicas harmônicas entre indivíduos de espécies diferentes:

a) comensalismo, inquilinismo, colônia

b) sociedade, colônia, protocooperação

c) mutualismo, competição, sociedade

d) protocooperação, mutualismo, comensalismo

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. Protocooperação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos são beneficiados, porém a relação não é obrigatória. Atualmente, a protocooperação é denominada mutualismo facultativo. No mutualismo ou mutualismo obrigatório, por sua vez, a relação é necessária para a sobrevivência dos indivíduos. Por fim, o comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada nem prejudicada.

Questão 11

(Facto) Nas relações harmônicas entre os seres vivos, nenhuma das espécies participantes do processo sofre qualquer dano ou prejuízo, podendo ser intraespecífica ou interespecífica. Marque entre as alternativas abaixo, aquela que corresponde a uma relação harmônica unilateral em que somente um dos indivíduos se beneficia do relacionamento entre as espécies.

a) Parasitismo

b) Comensalismo

c) Mutualismo

d) Protocooperação

e) Amensalismo

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que apenas uma espécie é beneficiada e a outra não é beneficiada nem prejudicada.

Questão 12

(PUC-SP) Considere os seguintes tipos de relações ecológicas interespecíficas:

I. Parasitismo.

II. Inquilinismo.

III. Mutualismo.

IV. Comensalismo.

As relações nas quais os indivíduos de uma espécie são beneficiados, enquanto os da outra espécie não são beneficiados nem prejudicados, são as indicadas por apenas:

a) I e II

b) II e III

c) II e IV

d) II, III e IV

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Comensalismo é uma é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada, sem causar prejuízo ou benefício à outra. O inquilinismo, por sua vez, é um tipo de comensalismo.

Assista às nossas videoaulas