Topo
pesquisar

Exercícios sobre conceitos básicos de ecologia

Exercícios de Biologia

A ecologia é uma ciência que procura entender os organismos e suas relações com o meio ambiente, as populações, as comunidades, os ecossistemas e a biosfera. Publicado por: Paula Louredo Moraes
questão 1

(UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,

a)      Nicho ecológico e habitat.

b)      Habitat e nicho ecológico.

c)       Habitat e biótopo.

d)      Nicho ecológico e ecossistema.

e)      Habitat e ecossistema.

Ver Resposta
questão 2

(Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

a)      Produtor.

b)      Consumidor primário.

c)       Consumidor secundário.

d)      Consumidor terciário.

e)      Decompositor

Ver Resposta
questão 3

(PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:

a)      Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.

b)      Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.

c)       Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.

d)      Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.

e)      Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.

Ver Resposta
questão 4

Marque a alternativa INCORRETA:

a)      O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.

b)      O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.

c)       Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.

d)      Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

e)      Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

Ver Resposta
questão 5

Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.

a)      6 e 7.

b)      4 e 8.

c)       5 e 7.

d)      6 e 6.

e)      4 e 8

Ver Resposta
questão 6

Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:

a)      Carnívoros e herbívoros.

b)      Produtores e herbívoros.

c)       Produtores e decompositores.

d)      Produtores, herbívoros e decompositores.

e)      Produtores, carnívoros e decompositores.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

letra b

Nicho ecológico: função do organismo no ecossistema.

Habitat: local de um ecossistema em que determinado organismo vive.

Biótopo: conjunto dos fatores físicos e químicos de um ecossistema.

Ecossistema:reunião e interação da comunidade com o ambiente físico.

Voltar a questão
Questão 2

letra c

A resposta certa é a letra c, pois como as hifas do cogumelo nutrem-se das moléculas orgânicas da madeira, isso quer dizer que a madeira é o produtor, o cogumelo é o consumidor primário e o homem o consumidor secundário.

Voltar a questão
Questão 3

letra e

Para resolver essa questão, você deverá observar bem o que foi dito no enunciado. Nele foi dito que após uma grande devastação, algumas espécies de consumidores primários fugiram para uma comunidade vizinha. Se essas espécies eram consumidores primários, sabemos então que eles eram organismos herbívoros. Como os organismos herbívoros se alimentam somente de plantas e as plantas são os produtores, é certo que o número de produtores iria decair, aumentando assim a competição entre os herbívoros em busca de alimento.

Voltar a questão
Questão 4

letra d

Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que não produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.

Voltar a questão
Questão 5

letra c

Chamamos de fatores ou componentes bióticos de um ecossistema todos os seres vivos que dele fazem parte. Já os fatores ou componentes abióticos referem-se aos fatores físicos e químicos do ambiente que interagem com os seres vivos.

Voltar a questão
Questão 6

letra c

A alternativa correta é a letra c porque os produtores são indispensáveis à vida de qualquer comunidade, pois eles são os únicos capazes de fabricar os compostos orgânicos que servirão de alimento a todos os outros seres heterótrofos. Os decompositores também são indispensáveis em um ecossistema, pois eles decompõem a matéria orgânica proveniente dos produtores e dos decompositores para obterem nutrientes e energia, além de devolverem esses nutrientes para o meio. A decomposição é muito importante, pois ela permite a reciclagem dos átomos de elementos químicos, que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola