Topo
pesquisar

Exercícios sobre difusão nas células

Exercícios de Biologia

Para resolver os exercícios sobre difusão nas células, lembre-se de que se trata de um tipo de transporte passivo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A membrana plasmática, além de isolar os componentes internos de uma célula do meio externo, auxilia na entrada e saída de determinadas substâncias. Por permitir a passagem apenas de certas substâncias, dizemos que a membrana plasmática é:

a) impermeável.

b) semipermeável.

c) permeável.

d) impenetrável.

questão 2

Para que ocorra difusão simples em uma célula, são necessárias duas condições principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas condições:

a) A membrana deve ser impermeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver diferença de concentração entre o meio externo e interno.

b) A membrana deve ser permeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver a mesma concentração no meio externo e interno.

c) A membrana deve ser impermeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver a mesma concentração no meio externo e interno.

d) A membrana deve ser permeável à substância que deseja entrar ou sair da célula e deve haver diferença de concentração entre o meio externo e interno.

questão 3

Algumas moléculas e íons necessitam da ajuda de proteínas presentes na membrana plasmática para entrar no interior das células. Essas proteínas recebem o nome de carreadoras ou permeases, e esse transporte é chamado de:

a) difusão simples.

b) osmose.

c) difusão facilitada.

d) bomba de sódio-potássio.

questão 4

(UFPA) Sabemos que as células necessitam de trocar substâncias com o meio para manterem-se vivas. Isso porque elas precisam receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos de seu metabolismo. As trocas entre as células e o meio podem ocorrer sob diversas formas. A passagem do oxigênio para o interior das células e a do gás carbônico para o meio externo ocorrem devido a um processo que consiste no

a) transporte passivo através de membrana semipermeável com a passagem do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado.

b) transporte ativo através da membrana, no qual a energia é utilizada para manter a concentração elevada de um determinado íon no interior da célula, apesar de existir uma concentração baixa do mesmo íon no meio exterior.

c) transporte facilitado a partir do estabelecimento de diferença de cargas elétricas na membrana plasmática.

d) movimento de moléculas do meio onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, no sentido de igualar a concentração.

e) movimento de substâncias do meio menos concentrado para o mais concentrado, com o auxílio de proteínas respiratórias.

questão 5

(UEVA- CE) A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:

a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.

b) Na difusão simples, quanto maior a molécula do soluto, mais rápido será seu transporte pela membrana.

c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.

d) Na difusão simples, a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. A membrana plasmática apresenta semipermeabilidade ou permeabilidade seletiva, uma vez que é capaz de selecionar o que entra e o que sai da célula.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Para que uma substância entre ou saia da célula espontaneamente por difusão simples, é necessário que a membrana plasmática seja permeável a essa substância e que em uma das regiões (meio externo ou interno) ela se apresente em concentração maior quando comparada à outra.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A difusão facilitada é um processo em que não há gasto de energia pela célula (transporte passivo) e que ocorre graças a proteínas que facilitam o transporte de substâncias, as chamadas permeases.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Quando uma célula está realizando a troca de substâncias, está ocorrendo uma movimentação de moléculas no sentido da região mais concentrada para a menos concentrada. O oxigênio e o gás carbônico vão se movimentando até que ocorra o equilíbrio entre o meio externo e interno.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. A lipossolubilidade diz respeito à capacidade da substância de difundir-se através da membrana lipoproteica, sendo, portanto, uma característica fundamental para que ocorra o transporte passivo. Além disso, esse tipo de transporte só ocorre quando há diferença de concentração entre o meio externo e interno, ou seja, deve haver um gradiente de concentração.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola