Exercícios sobre dominância e recessividade

Para responder aos exercícios sobre dominância e recessividade, relembre os conceitos de alelo dominante e alelo recessivo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Ao estudar a composição genética de um indivíduo, observamos que alguns alelos expressam-se quando estão em homozigose ou heterozigose, produzindo o mesmo fenótipo. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado a esse alelo.

a) alelo recessivo.

b) alelo letal.

c) alelo dominante.

d) alelo codominante.

e) alelo múltiplo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Os alelos dominantes são aqueles capazes de produzir o mesmo fenótipo em homozigose ou heterozigose.

Questão 2

O albinismo é uma condição que acontece apenas quando um indivíduo apresenta dois alelos incapazes de produzir a forma ativa da tirosidase, uma enzima responsável pela conversão de tirosina em DOPA-quinona e desta em melanina. Quando um alelo só se manifesta em homozigose, dizemos que se trata de um:

a) alelo recessivo.

b) alelo letal.

c) alelo dominante.

d) alelo codominante.

e) alelo múltiplo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”. Alelos recessivos só se expressam quando estão em homozigose.

Questão 3

Em alguns casos de herança autossômica recessiva, pais normais geram filhos com algumas deficiências. Esse caso pode ser observado no albinismo, por exemplo, em que é possível verificar a existência de crianças albinas filhas de pais que produzem melanina de maneira adequada. A respeito dessas afirmações, marque a alternativa correta.

a) Pais homozigotos dominantes podem gerar filhos homozigotos recessivos.

b) Pais homozigotos recessivos podem gerar filhos heterozigotos.

c) Pais heterozigotos podem gerar filhos homozigotos recessivos.

d) Pais homozigotos recessivos podem gerar filhos homozigotos dominantes.

e) Pais homozigotos dominantes podem gerar filhos heterozigotos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Pais heterozigotos (Aa e Aa) são capazes de gerar filhos homozigotos recessivos (aa), homozigotos dominantes (AA) e heterozigotos (Aa).

Questão 4

(Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

a) a cor preta é dominante; A e C são homozigotos.

b) a cor preta é dominante; A e B são homozigotos.

c) a cor preta é dominante; A e C são heterozigotos.

d) a cor preta é recessiva; A e C são homozigotos.

e) a cor preta é recessiva; B e C são heterozigotos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Com esse cruzamento, é possível concluir que os gatos A e C são heterozigotos, pois foram capazes de gerar descendentes com outro fenótipo (amarelo). A gata B, por sua vez, é homozigota. Como existem indivíduos heterozigotos com pelagem preta, podemos concluir que se trata de cor dominante.

Questão 5

(UFAL) Em carneiros, a produção de lã preta é devida ao alelo recessivo p e a de lã branca ao alelo dominante P. Do cruzamento de dois animais brancos originou-se um carneiro preto que é retrocruzado com a ovelha genitora. A probabilidade de nascer um animal branco a partir desse retrocruzamento é:

a) Zero.

b) 1.

c) ½.

d) ¼.

e) ¾ .

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. No enunciado observamos que dois animais brancos deram origem a um animal com coloração diferente de seus pais (carneiro preto). Com isso, podemos concluir que os animais brancos eram heterozigotos (Pp). Do retrocruzamento (Pp x pp), surgiram os seguintes genótipos: Pp, Pp, pp e pp. Assim sendo, a probabilidade de nascer um animal branco é de 50%.

Leia o artigo