Topo
pesquisar

Exercícios sobre especiação

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre especiação podem ser uma ferramenta de aprendizagem sobre a diferença entre a especiação alopátrica, simpátrica e parapátrica. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O processo de formação de uma nova espécie é chamado de especiação e pode ocorrer de várias maneiras. Quando a especiação acontece em decorrência do surgimento de uma barreira geográfica, ela é denominada de:

a) Especiação simpátrica.

b) Especiação disruptiva.

c) Especiação parapátrica.

d) Especiação alopátrica.

questão 2

O efeito fundador acontece quando uma pequena parcela de uma população inicia uma nova população em outra área. Esse efeito é um tipo especial de:

a) Especiação alopátrica.

b) Especiação parapátrica.

c) Especiação disruptiva

d) Especiação simpátrica.

questão 3

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define a especiação parapátrica:

a) Tipo de especiação que ocorre quando duas populações são separadas em razão do surgimento de uma barreira geográfica.

b) Tipo de especiação que acontece quando há a formação de uma nova população constituída por poucos indivíduos de uma população maior.

c) Tipo de especiação que ocorre quando duas populações ocupam áreas contíguas, porém não se cruzam aleatoriamente.

d) Tipo de especiação que acontece quando populações vivem em uma mesma área, mas não se cruzam.

questão 4

Os tentilhões das ilhas Galápagos são perfeitamente adaptados aos diferentes tipos de alimentação encontrados em cada ilha. É possível perceber, por exemplo, bicos diferentes entre as espécies que vivem em ilhas distintas.

Esse exemplo evidencia um tipo de especiação:

a) alopátrica.

b) simpátrica.

c) parapátrica.

d) mesopátrica.

questão 5

(UFPA) Na borda norte e na borda sul do Grand Canyon habitam duas populações de esquilos com diferenças morfológicas marcantes que, em condições naturais, sem as barreiras geográficas, não são capazes de se intercruzarem. As duas populações constituem ____________ diferentes, devido principalmente a (ao) ____________.

a) raças – isolamento reprodutivo.

b) espécies – isolamento reprodutivo.

c) raças – isolamento geográfico.

d) espécies – isolamento geográfico.

e) raças – diferenças morfológicas.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A especiação alopátrica acontece quando populações são isoladas geograficamente.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. O efeito fundador ou especiação peripátrica é um tipo de especiação alopátrica que se caracteriza pela formação de uma população periférica a partir de uma maior.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Na especiação parapátrica, não ocorre separação geográfica e a população permanece em uma área contínua. Essa área, no entanto, apresenta variações ecológicas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Como os tentilhões ficaram isolados nas diferentes ilhas, surgiram adaptações que contribuíram para a sobrevivência naquela área. As diferenças acumularam-se com o tempo até que houve o surgimento de diferentes espécies.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Como os indivíduos apresentam características morfológicas muito distintas e são incapazes de intercruzar-se, podemos concluir que se trata de espécies diferentes. Quando dois indivíduos são incapazes de cruzar mesmo em áreas comuns, significa que entre eles existe isolamento reprodutivo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola