Topo
pesquisar

Exercícios sobre a estrutura dos vasos sanguíneos

Exercícios de Biologia

Relembre as características estruturais das artérias, veias e capilares antes de resolver esta lista de exercícios sobre a estrutura dos vasos sanguíneos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos, sendo essas últimas estruturas responsáveis pela condução do sangue pelo corpo. Entre as alternativas a seguir, marque o nome do vaso responsável por levar o sangue do coração em direção aos tecidos:

a) veias.

b) vênulas.

c) artérias.

d) linfonodos.

e) capilares.

questão 2

É comum ouvirmos que as artérias são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, anteriormente chamado de arterial. Entretanto, essa afirmação nem sempre é correta, uma vez que existe uma artéria que transporta sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica a artéria que não transporta sangue rico em oxigênio.

a) renal.

b) aorta.

c) pulmonar.

d) hepática.

e) capilar.

questão 3

Alguns vasos sanguíneos são extremamente finos, sendo formados apenas por uma camada de células. A pequena espessura das paredes desse vaso é essencial para que ocorram trocas de substâncias. O nome desse vaso sanguíneo é:

a) veia.

b) vênula.

c) artéria.

d) linfonodo.

e) capilar.

questão 4

Os vasos sanguíneos, assim como o coração, são estruturas que compõem o nosso sistema cardiovascular. Eles são importantes porque garantem o transporte de sangue para todo o organismo, possibilitando a nutrição e oxigenação das células do corpo.

A respeito dos vasos sanguíneos, marque a alternativa correta:

a) Os capilares sanguíneos são constituídos por duas camadas de tecido denominadas túnicas.

b) As veias transportam sangue dos tecidos para o coração.

c) As veias coronárias irrigam o músculo do coração.

d) As artérias apresentam paredes mais delgadas quando comparadas às veias.

questão 5

(PUC) O termo "aterosclerose" (Gr.'atheros'-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores.

Sobre as artérias e os processos mencionados, é incorreto afirmar:

a) A artéria coronária alimenta o músculo cardíaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito.

b) Toda artéria conduz sangue arterial impulsionado pela contração cardíaca e direcionado pelas válvulas cardíacas.

c) A perda de elasticidade das artérias pode acarretar alterações na pressão mínima e máxima e sobrecarregar o coração.

d) É considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partículas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sanguíneo.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Denominamos de artérias todos os vasos que levam o sangue do coração para outros tecidos e órgãos do corpo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A artéria pulmonar leva sangue pobre em oxigênio para o pulmão para que esse passe pelo processo de hematose.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Os capilares são vasos muito finos formados por paredes com apenas uma camada de células, o que garante a troca de substâncias entre eles e os tecidos, garantindo a nutrição e a oxigenação.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A alternativa “a” está incorreta porque os capilares são formados por uma única camada de células. A alternativa “c” está errada porque as artérias coronárias são responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco. Já a alternativa “d” está incorreta porque as artérias possuem paredes espessas quando comparadas às veias.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Nem todas as artérias conduzem sangue arterial (rico em oxigênio). A artéria pulmonar é responsável por levar sangue pobre em oxigênio para o pulmão.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola