Topo
pesquisar

Exercícios sobre a experiência de Miller

Exercícios de Biologia

Ao responder aos exercícios sobre a experiência de Miller, tenha em mente que a atmosfera primitiva por ele considerada não é atualmente aceita. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Miller ficou conhecido por seu experimento sobre a origem da vida que procurava simular as condições da Terra primitiva. Para esse experimento, Miller considerou que a nossa atmosfera era, a princípio, constituída por:

a) metano, amônia e hidrogênio.

b) oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.

c) gás carbônico, metano e nitrogênio.

d) amônia, nitrogênio e oxigênio.

e) oxigênio, gás carbônico e nitrogênio.

questão 2

Miller ficou conhecido pela criação de um simulador, em 1953, que tentava reproduzir as condições do planeta há milhares de anos. O objetivo era entender a origem da vida. O pesquisador colocou uma mistura de gases e vapor-d'água no simulador e disparou fortes descargas elétricas que simulavam raios das possíveis tempestades que existiam no planeta. No simulador havia ainda um condensador e um aquecedor, que permitia que a água se condensasse e, posteriormente, evaporasse para retornar ao sistema. Após uma semana de funcionamento, Miller analisou o líquido no simulador e percebeu a presença de:

a) vitaminas.

b) aminoácidos.

c) carboidratos.

d) lipídios.

e) ácidos nucleicos.

questão 3

(FESP) A essência da atual hipótese sobre a origem da vida foi formulada pelo cientista russo _______ na década de 20. Em 1953 _______ utilizou o aparelho abaixo obtendo entre outras substâncias orgânicas ________, a partir de metano, amônia, vapor d’água, hidrogênio e descargas elétricas.

Preencha as lacunas utilizando uma das alternativas abaixo:

a) Fox, Oparin proteínas.

b) Darwin, Oparin, carboidratos.

c) Lamarck, Fox, aminoácidos.

d) Miller, Oparin, proteínas.

e) Oparin, Miller, aminoácidos.

questão 4

(UFPA) Em 1953, Miller submeteu à ação de descargas elétricas de alta voltagem uma mistura de vapor de água, amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio. Obteve como resultado, entre outros compostos, os aminoácidos: glicina, alanina, ácido aspártico e ácido aminobutírico. Com base nesse experimento, pode-se afirmar que:

a) Ficou demonstrada a hipótese da geração espontânea.

b) Não se podem produzir proteínas artificialmente; elas provêm necessariamente dos seres vivos.

c) Formam-se moléculas orgânicas complexas em condições semelhantes às da atmosfera primitiva.

d) A vida tem origem sobrenatural, que não pode ser descrita em termos físicos nem químicos.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Miller, em seu experimento, considerou que a atmosfera primitiva era composta por hidrogênio, amônia, metano e vapor de água. Vale destacar, no entanto, que dados recentes sugerem que na atmosfera primitiva havia dióxido de carbono, metano, monóxido de carbono e nitrogênio.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. Com o seu experimento, Miller conseguiu provar que, caso a Terra primitiva possuísse aqueles componentes, era possível formar aminoácidos, componentes básicos das proteínas.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Atualmente, considera-se como a teoria mais aceita para a origem da vida a teoria da evolução química proposta por Oparin e Haldane. Em 1953, Miller realizou experimentos simulando a atmosfera primitiva e descobriu que era possível o surgimento de aminoácidos naquelas condições.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. O experimento de Miller demonstrou que era possível a síntese de aminoácidos nas condições da Terra primitiva por ele proposta.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola