Topo
pesquisar

Exercícios sobre genes

Exercícios de Biologia

Com os exercícios sobre genes você aprenderá mais sobre essas porções do DNA que são responsáveis por determinar todas as características do nosso corpo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome dado as formas alternativas de um gene que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos.

a) DNA.

b) Alelos.

c) RNA.

d) Recessivos.

e) Dominantes.

questão 2

Os genes são porções do DNA que possuem as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma proteína ou RNA, ou seja, são responsáveis pelas características dos organismos. Na espécie humana eles são geralmente encontrados em pares, um gene proveniente da mãe e outro do pai. Determinadas características para se expressarem necessitam que as duas cópias do gene sejam iguais. Esses genes recebem o nome de

a) Heterozigotos.

b) Homozigotos.

c) Recessivos.

d) Dominantes.

e) Neutros.

questão 3

O albinismo é um problema genético recessivo em que o indivíduo afetado não é capaz de sintetizar melanina. Ao analisar esse problema, um aluno concluiu que todos os albinos são homozigotos. Ele está correto?

a) Não, pois existem albinos heterozigotos e homozigotos.

b) Não, pois todos os albinos são heterozigotos recessivos.

c) Não, pois os albinos nascem homozigotos, porém tornam-se heterozigotos na velhice.

d) Sim, pois para se ter albinismo o gene deve estar aos pares.

e) Sim, pois para ser albino o indivíduo deve ser homozigoto dominante ou homozigoto recessivo.

questão 4

(UFPR) “... se analisarmos o que está acontecendo com o cromossomo Y, verificaremos que há algum tempo a própria natureza vem tramando contra o sexo masculino. Nos últimos milhões de anos, o cromossomo Y perdeu muitos genes e atualmente ficou tão diferente do cromossomo X, que praticamente não há mais trocas de material genético entre eles. O cromossomo X, com cerca de 165 milhões de pares de nucleotídeos (uma medida de seu tamanho), é bem maior que o Y, com aproximadamente 60 milhões desses pares. Se compararmos o número de genes, as diferenças tornam-se mais evidentes. O cromossomo X tem 3 mil genes e o Y só 26!”

(Franklin Rumjanek. O Fim do Macho? Ciência Hoje março 2008, v.41, p.21.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) Pares de nucleotídeos referem-se às bases nitrogenadas: citosina que se liga a guanina e também a uracila que se liga a adenina nos cromossomos.

b) Os cromossomos X e Y e os seus genes não possuem a fita de dupla hélice de DNA.

c) Os cromossomos X e Y são chamados de sexuais enquanto os cromossomos autossômicos são os outros 46 diploides.

d) As trocas de material genético entre os cromossomos referem-se a mudanças ocorridas nos genes e não ao DNA.

e) Genes são compostos por diversos pares de nucleotídeos capazes de sintetizar proteína ao final do processo da síntese proteica.

questão 5

(PUC-RS-2001) A partir deste ano, o “Teste do pezinho” terá cobertura completa por parte dos planos de saúde. Esse teste é realizado com o objetivo de prevenir doenças genéticas como a fenilcetonúria, um distúrbio com herança autossômica recessiva. Em relação ao gene causador da fenilcetonúria, é correto afirmar que:

a) manifesta-se em homozigose.

b) está localizado no cromossomo X.

c) é um gene holândrico.

d) apresenta penetrância incompleta.

e) é mais frequente no sexo masculino.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. Denomina-se de alelo as formas alternativas de um determinado gene que são encontrados em cromossomos homólogos ocupando o mesmo lócus (posição específica).

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Denominamos de genes recessivos ou alelos recessivos, aqueles genes que para se expressar necessitam estar em pares na célula.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Todos os albinos são homozigotos, pois a ausência na produção de melanina é uma característica recessiva e que, portanto, só se expressa aos pares.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Podemos definir os genes como porções de DNA responsáveis por fornecer as informações genéticas responsáveis pelas nossas características.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Como a fenilcetonúria é um problema autossômico recessivo, os genes que determinam essa característica devem estar aos pares (homozigose).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola