Topo
pesquisar

Exercícios sobre glândulas sebáceas

Exercícios de Biologia

Responder aos exercícios sobre glândulas sebáceas é uma boa forma de fixar o conteúdo estudado e avaliar seus conhecimentos sobre as glândulas do corpo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As glândulas sebáceas lançam sua secreção, denominada de sebo, no folículo piloso ou na superfície da pele. Por essa razão, são classificadas como:

a) unicelulares.

b) endócrinas.

c) mistas.

d) exócrinas.

e) pluricelulares.

questão 2

O sebo é uma secreção rica em triglicerídios e colesterol que é liberada pelas glândulas sebáceas. Apesar de algumas vezes deixar a pele com um aspecto um tanto quanto desagradável, o sebo é importante para o corpo. Analise as alternativas e marque aquela que não representa uma função que possa ser atribuída a essa secreção.

a) Lubrificação da superfície da pele.

b) Proteção do pelo.

c) Ação bactericida.

d) Lubrificação do pelo.

e) Controla a perda de calor.

questão 3

Dois adolescentes estavam conversando a respeito de sua pele e dos problemas que a acometem, como a acne. Um dos adolescentes disse que a acne apresentava muita relação com os hormônios sexuais masculinos. O outro, no entanto, não concordou, uma vez que a acne atinge jovens e adultos, independentemente do sexo. Qual dos dois adolescentes está correto?

a) O adolescente que relacionou a acne com hormônios sexuais masculinos está correto, pois a elevação desses hormônios gera um aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

b) O adolescente que relacionou a acne com hormônios sexuais masculinos está correto, pois o aumento dos hormônios aumenta a produção de suor no organismo, estimulando a produção do sebo.

c) O adolescente que não concordou com a ação dos hormônios sexuais masculinos está correto, pois até mesmo em crianças é possível observar acne e, nesse estágio, não há produção de hormônios e nem mesmo do sebo.

d) O adolescente que não concordou com a ação dos hormônios sexuais masculinos está correto, pois a acne também atinge mulheres e estas não possuem hormônios sexuais masculinos.

e) Nenhum dos dois adolescentes está correto, uma vez que a acne não está relacionada com fatores hormonais e apenas adolescentes são atingidos.

questão 4

Quando afirmamos que uma glândula sebácea é holócrina, estamos afirmando que ela:

a) libera sua secreção na corrente sanguínea.

b) libera sua secreção por meio de ductos.

c) libera sua secreção e toda a célula secretora.

d) libera sua secreção com porções do citoplasma da célula secretora.

e) libera sua secreção sem que parte da célula seja perdida.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A glândula sebácea é uma glândula exócrina porque possui um ducto que lança sua secreção no folículo piloso ou na superfície da pele. As glândulas endócrinas, por sua vez, são aquelas que lançam sua secreção diretamente na corrente sanguínea.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. A perda de calor está relacionada com o suor, uma secreção produzida pela glândula sudorípara.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. O surgimento da acne está relacionado com a quantidade de hormônios sexuais masculinos, pois eles promovem um aumento na produção de sebo, que está diretamente associado à formação da lesão. A acne atinge tanto homens quanto mulheres, pois ambos produzem hormônios sexuais masculinos, também chamados de andrógenos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Uma glândula holócrina libera a secreção e a célula secretora.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola