Topo
pesquisar

Exercícios sobre glândulas

Exercícios de Biologia

Antes de resolver estes exercícios sobre glândulas, relembre as diferentes formas de classificar essas estruturas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A grande maioria das glândulas é formada por várias células agrupadas, sendo, portanto, pluricelular. Entretanto, existem glândulas unicelulares, ou seja, que são formadas por apenas uma única célula. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa o nome de uma glândula unicelular:

a) Hipófise.

b) Célula da glia.

c) Célula caliciforme.

d) Célula-tronco.

e) Célula mesenquimal.

questão 2

As glândulas, importantes estruturas do nosso corpo, secretam substâncias. A respeito das glândulas, marque a alternativa incorreta:

a) As glândulas são normalmente classificadas em exócrinas e endócrinas.

b) As glândulas exócrinas produzem substâncias (os hormônios) que são lançadas na superfície livre do corpo.

c) As glândulas endócrinas, diferentemente das exócrinas, não possuem ductos por onde passa a secreção.

d) A secreção das glândulas endócrinas é lançada diretamente na corrente sanguínea.

e) Podemos classificar as glândulas em merócrina, apócrina e holócrina de acordo com a forma como a secreção sai da célula.

questão 3

O conjunto de glândulas endócrinas do nosso corpo forma o chamado sistema endócrino. Entre as glândulas a seguir, marque a única que não faz parte desse sistema.

a) Hipófise.

b) Paratireoide.

c) Tireoide.

d) Testículo.

e) Lacrimais.

questão 4

O modo como a secreção é eliminada de uma célula pode ser uma forma de classificar a glândula. Algumas glândulas, por exemplo, possuem células que, ao eliminar a secreção, perdem parte do citoplasma. Denominamos essas glândulas de

a) cordonais.

b) merócrinas.

c) vesiculares.

d) apócrinas.

e) holócrinas.

questão 5

Uma das maneiras de classificar as glândulas exócrinas é observando a morfologia da sua porção secretora. Quando falamos, por exemplo, que uma glândula é acinosa, estamos afirmando que sua porção secretora apresenta:

a) formato de tubo.

b) formato convexo.

c) formato côncavo.

d) formato arredondado.

e) formato triangular.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As células caliciformes são glândulas unicelulares responsáveis pela produção de muco no sistema respiratório e digestório.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. São as secreções liberadas pelas glândulas endócrinas na corrente sanguínea que recebem a denominação de hormônios.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. As glândulas lacrimais são exemplos de glândulas exócrinas, uma vez que lançam secreções para fora do corpo, e não na corrente sanguínea.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. As glândulas apócrinas eliminam secreções com partes do citoplasma de suas células. As merócrinas, por sua vez, eliminam apenas a secreção. Já nas holócrinas, toda a célula é eliminada com a secreção.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. As glândulas acinosas, também chamadas de alveolares, apresentam porção secretora com formato arredondado.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola