Topo
pesquisar

Exercícios sobre gripe A (H1N1)

Exercícios de Biologia

Por meio destes exercícios sobre gripe A (H1N1), você testará seus conhecimentos sobre a doença e sobre as formas de prevenção. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A gripe A, também chamada de H1N1, é uma doença causada por uma cepa do vírus Influenza A. Essa doença é perigosa em virtude da possibilidade de agravamento do quadro, com o surgimento, por exemplo, de dificuldades respiratórias. Diante da gravidade da doença, todos os anos são realizadas campanhas de vacinação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o motivo pelo qual a vacina anual é necessária.

a) É necessário vacinar contra H1N1 anualmente, pois a cada ano ela é causada por um grupo de vírus Influenza, podendo ser A, B ou C.

b) A vacinação contra H1N1 é anual porque o vírus Influenza apresenta grande capacidade de mutação.

c) A vacina contra H1N1 é aplicada anualmente para evitar que o corpo acostume-se com os vírus do local.

d) A vacina deve ser aplicada anualmente porque nosso corpo perde a capacidade de produzir novos anticorpos, sendo necessário aplicar outro antígeno.

e) Vacina-se anualmente contra a H1N1 como uma força de reforçar a produção de anticorpos.

questão 2

A gripe A, conhecida também como H1N1, é uma doença que apresenta sintomas muito semelhantes aos da gripe comum. Observe as características a seguir e marque a única que, normalmente, não está associada a esse tipo de gripe.

a) Dores de cabeça.

b) Dores musculares.

c) Manchas vermelhas pelo corpo.

d) Tosse.

e) Febre acima de 38º.

questão 3

A gripe H1N1 é perigosa e pode levar pessoas à morte, principalmente por desencadear problemas respiratórios graves. Além da vacinação, existem outras formas de evitar a doença. Observe as alternativas a seguir e marque a única que não indica uma forma de prevenção.

a) Evitar aglomerações quando houver surtos da doença.

b) Deixar o ambiente fechado para evitar a entrada do vírus.

c) Lavar sempre as mãos.

d) Fazer a higienização das mãos com álcool.

e) Não compartilhar objetos pessoais.

questão 4

(Enem 2011) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.

b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.

c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.

e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

questão 5

(PUC-Minas) A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que normalmente provoca surtos de gripe entre os suínos. Em 24 de abril de 2009, a partir das análises das amostras colhidas de casos de síndrome gripal notificados pelos governos do México e dos Estados Unidos da América, foi identificado um novo subtipo do vírus, classificado como A/CALIFORNIA/04/2009, que não havia sido detectado previamente em humanos ou suínos.

Segundo dados oficiais do governo do México, os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias e a transmissão ocorre principalmente em locais fechados. De acordo com a OMS, não há registro de transmissão deste novo subtipo da influenza para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados.

(Fonte:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/protocolo_influenzaa_aps_atualizado.pdf )

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O antibiótico específico para o tratamento da doença deve ser administrado mesmo em casos leves a moderados.

b) Este novo subtipo do vírus Influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

c) Tendo em vista a incidência e a distribuição geográfica de casos novos confirmados para o novo vírus Influenza A (H1N1), classifica-se essa doença como pandemia.

d) A produção de uma vacina eficaz e definitiva para a influenza é dificultada pela grande capacidade de mutação e de recombinação dos vírus causadores da doença.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. O vírus da gripe é altamente mutável, sendo assim, a proteção conseguida no ano anterior é efetiva para o vírus circulante naquele momento, e não para o vírus atual.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Manchas vermelhas pelo corpo normalmente não aparecem em pacientes com H1N1. Essa característica é mais observada em pessoas com dengue e zika, por exemplo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. O ideal para se proteger da H1N1 é sempre manter o ambiente ventilado e evitar aglomerações de pessoas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. A vacina tem por objetivo estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos. Esse estímulo também provoca a produção de células de memória, que reconhecerão o vírus quando o corpo entrar em contato novamente com esse agente.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Antibióticos são usados para o tratamento de doenças bacterianas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola