Topo
pesquisar

Exercícios sobre herança do sexo

Exercícios de Biologia

Antes de resolver os exercícios sobre herança do sexo, lembre-se de que se trata de uma herança determinada por genes do cromossomo sexual. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(UFMG) A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. É correto concluir que a anomalia em questão é:

a) determinada por um gene dominante autossômico.

b) determinada por um gene dominante ligado ao sexo.

c) determinada por um gene recessivo autossômico.

d) determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.

e) determinada por um gene do cromossomo Y.

questão 2

(Vunesp-SP) Considere o heredograma que representa uma família portadora de caráter recessivo condicionado por gene situado em um dos cromossomos sexuais.

Heredograma de uma família portadora de uma herança ligada ao sexo

A respeito dessa genealogia, podemos afirmar que:

a) a mulher 2 é homozigota

b) as filhas do casal 3 e 4 são certamente portadoras do gene.

c) as mulheres 2 e 3 são certamente portadoras do gene.

d) todas as filhas do casal 1 e 2 são portadoras do gene.

e) os homens 1 e 4 são certamente portadores do gene.

questão 3

A hemofilia é uma doença hereditária determinada por um gene de caráter recessivo ligado ao cromossomo X. Supondo que um homem normal case-se com uma mulher portadora, qual a probabilidade de esse casal gerar uma menina hemofílica?

a) 100% de chance.

b) 75% de chance.

c) 25% de chance.

d) 0% de chance.

questão 4

O daltonismo é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem daltônico casou-se com uma mulher normal homozigota. Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino e daltônico?

a) 50% de chance, pois o pai é daltônico.

b) 100 % de chance, uma vez que o pai é daltônico.

c) 25 % de chance, pois o pai é daltônico e a mãe normal.

d) Não há chance de nascer um menino daltônico, pois a mãe é normal.

questão 5

Analise as afirmações abaixo:

I. Homens daltônicos e hemofílicos herdam a doença da mãe;

II. Mulheres que possuem apenas um gene para o daltonismo não são daltônicas, porém todos os homens que possuem o gene são daltônicos;

III. A hemofilia é uma doença determinada por um gene dominante.

Está (ão) incorreta (s):

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas II e III.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. Podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença. Em virtude de as meninas possuírem apenas um cromossomo X com o gene para a doença e serem portadoras dela, podemos concluir que é um gene dominante.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Podemos afirmar apenas que as mulheres 2 e 3 são portadoras do gene. A mulher 3 é portadora, pois seu filho nasceu afetado e ela é responsável por transmitir o cromossomo X a ele. Em virtude de a mulher 3 ser portadora, seu pai ou sua mãe devem possuir o gene. O pai e a mãe são normais, sendo assim, a mãe deve possuir o gene, uma vez que se o pai o possuísse, ele seria afetado.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Não há chance de nascer uma menina hemofílica, pois o pai não possui o gene responsável pela doença e esta só se manifesta em homozigose em mulheres.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Não há chance de o filho nascer daltônico, pois a mãe é normal homozigota e o gene do daltonismo é encontrado no cromossomo X. O cromossomo X, em filhos homens, é herdado da mãe, sendo assim, se a mãe é normal, não há riscos de transmitir a doença. Mesmo o pai sendo daltônico, ele não transmitirá a doença, pois seu filho herdará apenas o cromossomo Y, que não possui o gene que a determina.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. A hemofilia é uma doença hereditária determinada por um gene de caráter recessivo ligado ao X.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola