Topo
pesquisar

Exercícios sobre hipófise

Exercícios de Biologia

A hipófise produz uma diversidade de hormônios que controlam a ação de outras glândulas no nosso corpo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A hipófise, antigamente chamada de pituitária, é uma glândula responsável pela produção de diversos hormônios. Ela pode ser dividida em duas porções:

  1. Hipotálamo e tálamo
  2. Adeno-hipófise e paratireoides.
  3. Adeno-hipófise e neuro-hipófise.
  4. Neuro-hipófise e hipotálamo.
  5. Neuro-hipófise e adrenais.
questão 2

Diante da vasta quantidade de hormônios produzidos que atuam na regulação de outras glândulas, a hipófise já foi chamada de glândula mestra.  Marque a alternativa que indique três hormônios produzidos pela hipófise que agem em outras glândulas:

  1. Adrenocorticotrófico, Tireoideotrópico, Luteinizante.
  2. Luteinizante, Calcitonina e Glicocorticoides.
  3. Glicocorticoides, Paratormônio e Adrenalina.
  4. Adrenalina, Tiroxina e Triiodotironina. 
  5. Triiodotironina, Mineralocorticóides e Adrenocorticotrófico.
questão 3

A somatotropina é um hormônio produzido pela adeno-hipófise, que age estimulando:

  1. crescimento
  2. secreção de leite
  3. produção de testosterona
  4. metabolismo de glicose
  5. absorção de cálcio pelo sangue.
questão 4

(UEG 2006/2) Ligada por uma haste ao hipotálamo, a hipófise fica em uma cavidade do osso esfenoide, e a sua parte glandular comanda diversas outras glândulas do organismo. Todas as glândulas citadas abaixo são controladas diretamente pela hipófise, exceto: 

  1. Ovário 
  2. Tireoide 
  3. Pâncreas 
  4. Suprarrenal
questão 5

O hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado pela neuro-hipófise que atua estimulando a contração dos músculos do útero na hora do parto é:

  1. insulina
  2. hormônio luteinizante
  3. hormônio folículo-estimulante
  4. prolactina
  5. ocitocina
respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A hipófise pode ser dividida em lobo anterior, denominado adeno-hipófise, e lobo posterior, chamado de neuro-hipófise.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. O hormônio adrenocorticotrófico estimula as glândulas suprarrenais, o tireoideotrópico age sobre a glândula tireoide, enquanto o luteinizante age nos ovários.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. A somatotrofina, também chamada de hormônio do crescimento, age estimulando o crescimento do indivíduo. O seu excesso causa uma doença denominada gigantismo, enquanto a sua falta causa o nanismo.  Pode acontecer ainda a acromegalia que consiste no aumento de algumas partes do corpo em virtude do excesso desse hormônio na fase adulta.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”.  Dentre as alternativas, apenas o pâncreas não é controlado pela hipófise. O ovário é afetado pelos hormônios folículo-estimulante e luteinizante. A tireoide é estimulada graças à tireotrofina. Por fim, a suprarrenal é estimulada pelo hormônio adrenocorticotrófico.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. A ocitocina é um hormônio sintetizado no hipotálamo, armazenado pela hipófise, na região da neuro-hipófise, que age na hora do parto, estimulando as contrações.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola