Topo
pesquisar

Exercícios sobre hormônios do sistema genital masculino

Exercícios de Biologia

Ao resolver estes exercícios sobre hormônios do sistema genital masculino, você estará fixando e complementando o seu conhecimento sobre o tema. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A testosterona é um hormônio sexual responsável, entre outras funções, pelos caracteres sexuais masculinos. Esse hormônio é produzido nos testículos após o estímulo do hormônio:

a) insulina.

b) ADH.

c) LH.

d) FSH.

e) TSH.

questão 2

O ápice da produção de testosterona ocorre na puberdade e, após esse período, há um declínio em sua síntese. A diminuição desse hormônio em homens representa uma etapa conhecida como:

a) menopausa.

b) climatério.

c) adolescência.

d) puerpério.

e) andropausa.

questão 3

A testosterona é um hormônio produzido a partir do colesterol que possui grande efeito no corpo masculino. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não indica uma função atribuída a esse hormônio.

a) Atua no desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos.

b) Influencia o processo de espermatogênese.

c) Estimula a síntese proteica.

d) Estimula o aumento de massa muscular.

e) Atua no metabolismo da glicose.

questão 4

(FGV-SP) Força artificial. Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que doping é regra, não exceção. Dois casos de doping envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.

(Veja, 09.08.2006)

A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada doping

a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade.

b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.

c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz.

d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima da normal.

e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada.

questão 5

(UNIFESP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se em um nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.

b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.

c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. O LH estimula a produção de testosterona pelas células de Leydig. Na mulher, esse hormônio está relacionado com o processo de ovulação.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. Denomina-se de andropausa o período em que ocorre uma diminuição da síntese de testosterona. Nessa etapa, ocorre uma menor produção de espermatozoides e o homem apresenta um menor desejo sexual.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Todas as funções citadas são atribuídas à testosterona, com exceção do metabolismo da glicose, que está relacionado com a ação da insulina e do glucagon.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Homens e mulheres produzem testosterona, não sendo, portanto, uma característica exclusiva dos homens. Em grande quantidade no organismo, pode sinalizar doping, uma vez que a substância pode ser usada para aumentar os músculos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. A testosterona é produzida nos testículos e lançada no sangue, portanto, a vasectomia não influencia sua ação.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola