Topo
pesquisar

Exercícios sobre hormônios

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre hormônios, você avaliará seus conhecimentos em fisiologia e solucionará dúvidas, no gabarito comentado, sobre o tema. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os hormônios são substâncias químicas normalmente produzidas por glândulas endócrinas e lançadas na corrente sanguínea. A secreção hormonal obedece a alguns ciclos, como é o caso da insulina, que é produzida à medida que os níveis de glicose aumentam em nosso sangue. Esse tipo de regulação é denominado de:

a) apoptose.

b) secreção celular.

c) feedback negativo.

d) feedback positivo.

e) respiração celular.

questão 2

Algumas substâncias que atuam como hormônios não são produzidas por glândulas endócrinas, sendo consideradas uma exceção à definição. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente o nome de uma substância que funciona como hormônio, mas não é produzida em uma glândula endócrina.

a) Ocitocina.

b) Vitamina D.

c) Insulina.

d) Hormônio do crescimento.

e) Tiroxina.

questão 3

Os hormônios são substâncias químicas que possuem diferentes funções no nosso organismo. São essas substâncias que controlam, por exemplo, os níveis de glicose e cálcio no sangue, além de promoverem nossa maturação sexual, atuarem no metabolismo celular e em várias outras importantes funções.

Por realizarem diversas funções, os hormônios presentes no organismo são tidos como fundamentais para a manutenção do equilíbrio interno do corpo, ou seja, a manutenção:

a) da homeostasia.

b) do feedback.

c) do metabolismo.

d) do crescimento.

e) do desenvolvimento.

questão 4

(UECE) Sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo:

I. Os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas que se originam no tecido conjuntivo.

II. O hormônio age como mensageiro químico, adaptando-se a receptores celulares específicos. Constitui-se efeito comum da ação hormonal a produção de monofosfato de adenosina cíclico (AMP-cíclico);

III. Todos os hormônios são originados do sistema nervoso, onde são produzidos pelos neurônios. Ex.: os neurônios da tireoide produzem a tiroxina.

A opção que contém apenas afirmativa(s) correta(s) é:

a) I

b) II

c) I e III

d) II e III

questão 5

Os hormônios são substâncias químicas importantes para o desenvolvimento do organismo. A respeito dos hormônios, marque a alternativa incorreta:

a) Os hormônios são produzidos principalmente nas glândulas endócrinas.

b) A insulina e o glucagon são exemplos de hormônios presentes no corpo humano.

c) Um determinado hormônio pode atuar em diferentes tecidos.

d) Para que um hormônio atue em uma célula, é necessária a presença de receptores específicos.

e) Os hormônios são lançados em pequenas quantidades diretamente na corrente sanguínea.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A insulina é uma caso de feedback positivo, pois o aumento da glicose promove um aumento na produção da insulina.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A vitamina D, ou colecalciferol, é um hormônio esteroide produzido principalmente nos tecidos cutâneos após a exposição solar.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. A homeostasia pode ser definida como a capacidade de manter o meio interno em estabilidade. Essa estabilidade é, em partes, conseguida graças às ações dos hormônios.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A alternativa I está incorreta porque glândulas endócrinas são formadas a partir do tecido epitelial. Já a III está incorreta porque o sistema nervoso não produz hormônios, sendo responsável apenas pela propagação de estímulos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. Os hormônios são específicos e, portanto, atuam apenas em determinado tecido-alvo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola