Topo
pesquisar

Exercícios sobre a locomoção das aves

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre a locomoção das aves, você será capaz de fixar as características corporais que permitem as diferentes formas de locomoção desses animais. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As aves são conhecidas principalmente pela capacidade de voar. Entretanto, algumas espécies não são capazes de realizar tal feito e recebem o nome de ratitas. Todas as aves abaixo são ratitas, com exceção:

a) dos kiwis.

b) das emas.

c) dos avestruzes.

d) das seriemas.

e) dos emus.

questão 2

Como sabemos, nem todas as aves são capazes de voar, podendo ser mais bem adaptadas à natação e à corrida, por exemplo. Entre as características a seguir, marque aquela que permite a identificação de uma ave incapaz de voar.

a) Presença de penas.

b) Presença de osso esterno achatado.

c) Presença de ossos pneumáticos.

d) Presença de asas longas.

e) Presença de um crânio reduzido.

questão 3

Algumas aves apresentam a incrível capacidade de voar. Para isso, algumas adaptações estão presentes no corpo desses animais. Entre as características a seguir, marque a única que não está relacionada com a facilitação do voo.

a) Presença de ossos pneumáticos.

b) Ausência de bexiga urinária.

c) Ausência de dentes.

d) Presença de membrana interdigital.

e) Presença de quilha.

questão 4

(UFU-MG) De todos os grupos de vertebrados, as aves possuem o maior número de adaptações para que possam realizar o voo. Cite as adaptações que são encontradas nos sistemas:

a) dérmico;

b) esquelético;

c) respiratório;

d) excretório.

questão 5

A substância excretada pelas aves é uma forma de adaptação ao voo, pois ajuda na redução do peso. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome da excreta nitrogenada liberada pelas aves:

a) Ureia.

b) Amônia.

c) Ácido úrico.

d) Uracila.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A seriema, apesar de ser avistada normalmente correndo, é capaz de realizar pequenos voos, não sendo, portanto, uma ave ratita.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. O osso esterno achatado é uma característica presente em aves que não voam. Em aves que voam, é observada a presença do osso esterno com formato de quilha ou carena, onde os músculos peitorais ligam-se.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. A membrana interdigital é encontrada entre os dedos de algumas aves, como os patos. Normalmente ela se relaciona com a habilidade de nadar.

Voltar a questão
Questão 4

a) No sistema dérmico, podemos citar as penas, que ajudam na propulsão do animal durante o voo.

b) As adaptações do sistema esquelético são a presença de ossos pneumáticos, membros anteriores transformados em asas e esterno em forma de quilha, onde se ligam os músculos responsáveis pela movimentação das aves.

c) No sistema respiratório, é possível observar a presença de sacos aéreos, que diminuem o peso do corpo da ave.

d) O sistema excretório excreta ácido úrico, que resulta em uma economia de água. Além disso, as aves não possuem bexiga urinária, diminuindo o peso do corpo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. As aves excretam ácido úrico, que é eliminado com as fezes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola