Topo
pesquisar

Exercícios sobre mamíferos

Exercícios de Biologia

Antes de iniciar os exercícios sobre mamíferos, relembre suas principais características, tais como a presença de pelo, glândulas mamárias, dentes diferenciados e diafragma. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(UFRRJ) A seguir estão indicados os anexos embrionários que se formam durante a embriogênese da maioria dos mamíferos. O anexo embrionário exclusivo dos mamíferos e que possibilita um período mais longo de desenvolvimento do embrião no interior do organismo materno é:

a) o saco vitelino.

b) o âmnio.

c) o córion.

d) a placenta.

e) o alantoide.

questão 2

Os mamíferos apresentam algumas características exclusivas do grupo. Entre elas, podemos citar a presença de:

a) dentes não diferenciados.

b) penas.

c) ossos pneumáticos.

d) diafragma.

e) carena.

questão 3

Os mamíferos apresentam diferentes formas de desenvolvimento embrionário, sendo que, em alguns, como os cangurus, esse desenvolvimento só é completo após passarem um determinado período em uma bolsa chamada de marsúpio. Mamíferos com essas características fazem parte da infraclasse:

a) Prototheria.

b) Metatheria.

c) Eutheria.

d) Allotheria.

questão 4

(Fuvest-SP) O ornitorrinco e a equidna são mamíferos primitivos que botam ovos, no interior dos quais ocorre o desenvolvimento embrionário. Sobre esses animais é correto afirmar que:

a) diferentemente dos mamíferos placentários, eles apresentam autofecundação.

b) diferentemente dos mamíferos placentários, eles não produzem leite para a alimentação dos filhotes.

c) diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.

d) à semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões alimentam-se exclusivamente de vitelo acumulado no ovo.

e) à semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões livram-se dos excretas nitrogenados através da placenta.

questão 5

Sobre os mamíferos, marque a alternativa incorreta:

a) Todos os mamíferos apresentam dentes adaptados aos mais diversos hábitos alimentares. Animais carnívoros apresentam caninos bem desenvolvidos, permitindo que eles perfurem e rasguem a carne da presa.

b) Os mamíferos possuem respiração pulmonar, com exceção dos mamíferos aquáticos, tais como baleias e golfinhos, que respiram por brânquias.

c) Alguns mamíferos botam ovos, assim como aves e répteis.

d) Os pelos dos mamíferos são extremamente importantes, pois atuam como isolantes térmicos.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A placenta é uma característica essencial para que o embrião fique por mais tempo no interior do corpo da mãe, uma vez que ela é responsável pelas trocas gasosas e alimentação do ser que está se formando.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. O diafragma é um importante músculo relacionado com a respiração, sendo encontrado exclusivamente em mamíferos. Além do diafragma, esse grupo possui algumas outras características que os diferenciam dos outros vertebrados, tais como glândulas mamárias, dentes diferenciados e pelos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. A infraclasse Metatheria inclui os chamados marsupiais, que se caracterizam por possuírem o marsúpio, local onde o filhote termina seu desenvolvimento.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Nos mamíferos placentários, as trocas gasosas ocorrem através da placenta. Já nos mamíferos monotremados, as trocas gasosas ocorrem diretamente com o ar, uma vez que são animais que botam ovos e os gases se difundem pela casca.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Todos os mamíferos possuem respiração pulmonar, até mesmo os aquáticos. Baleias e golfinhos colocam sua cabeça fora da água para capturar o ar atmosférico.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola