Topo
pesquisar

Exercícios sobre o mecanismo de abertura e fechamento do estômato

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre o mecanismo de abertura e fechamento do estômato, você testará seus conhecimentos sobre o modo como essas estruturas controlam a entrada e a saída de gases. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(PUC-SP) O estômato é uma estrutura encontrada na epiderme foliar, constituída por duas células denominadas células-guarda. Estas absorvem água quando há grande concentração de íons potássio em seu interior, o que leva o estômato a se abrir. Se o suprimento de água na folha é baixo, ocorre saída de íons potássio das células-guarda para as células vizinhas e, nesse caso, as células-guarda tornam-se

a) flácidas, provocando o fechamento do estômato.

b) flácidas, provocando a abertura do estômato.

c) flácidas, não alterando o comportamento do estômato.

d) túrgidas, provocando o fechamento do estômato.

e) túrgidas, provocando a abertura do estômato.

questão 2

(UNIFESP) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico.

Para que os estômatos se abram, o professor deve:

a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.

b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.

c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

questão 3

Sabemos que a abertura e o fechamento estomático ocorrem por meio de mudanças nas células-guarda. Essas mudanças ocorrem, principalmente, em virtude do mecanismo de entrada e saída dos íons:

a) cálcio.

b) malato.

c) cloro.

d) boro.

e) potássio.

questão 4

Em situações de estresse hídrico, um hormônio vegetal está diretamente relacionado com a abertura e fechamento do estômato. Esse hormônio liga-se a receptores de membrana, promovendo a entrada de íons cálcio, que atuam como mensageiros, abrindo canais iônicos. A abertura desses canais promove a saída de certos íons, o que causa a saída de água e o fechamento do estômato.

O hormônio relacionado com o controle da abertura e do fechamento estomático é chamado de:

a) auxina.

b) giberelina.

c) citocinina.

d) acido abscísico.

e) etileno.

questão 5

O estômato é uma estrutura formada por células e uma pequena abertura, denominada de ostíolo, por onde entram gases importantes para a planta. A abertura do ostíolo é determinada por mudanças que ocorrem:

a) nas células-guarda.

b) nas células subsidiárias.

c) nas células epidérmicas típicas.

d) nas células parenquimáticas.

e) nas células do xilema.

respostas
Questão 1

Alternativa “ a”. Quando ocorre a saída de água, as células-guarda tornam-se flácidas e murchas, desencadeando o fechamento do estômato.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Entre os fatores que afetam a abertura e o fechamento do estômato, podemos citar a concentração de dióxido de carbono, a quantidade de luz, a perda de água e a temperatura.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Com o aumento de íons potássio nas células-guarda, estas começam a absorver água e tornam-se túrgidas. Quando os íons saem, a célula perde água e murcha. As células túrgidas provocam a abertura estomática, enquanto as células murcham causam seu fechamento.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. O ácido abscísico é o responsável, em situações de estresse, por controlar a abertura e o fechamento do estômato.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Quando as células-guardas estão túrgidas, ocorre a abertura do ostíolo; quanto elas estão flácidas, ocorre seu fechamento.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola