Topo
pesquisar

Exercícios sobre Método Científico

Exercícios de Biologia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Método Científico e veja a resolução comentada. Publicado por: Mariana Araguaia
questão 1

(FUVEST)

O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

(A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

(B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

(C) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

(D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

(E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.
 

Ver Resposta
questão 2

(UFSC)

Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:

01. Faz parte do método científico.

02. É denominado formulação de hipóteses.

04. Deverá ser seguido de uma experimentação.

08. Deve ser precedido por uma conclusão.

Dê como resposta a soma dos números das asserções corretas.

Ver Resposta
questão 3

Explique o que é e qual a finalidade da hipótese científica.

Ver Resposta
questão 4

A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico:

(  ) Conclusões
(  ) Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese)
(  ) Etapa experimental
(  ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza
(  ) Levantamento de deduções
 

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra D
Teorias científicas são estruturas que explicam e interpretam os fenômenos da natureza. São o resultado de hipóteses ou leis testadas e confirmadas, com bastante critério, por diversos estudos e experimentos. Apesar de todo o critério para uma ideia conquistar o patamar de teoria, nenhuma pode ser considerada verdade absoluta, já que novas teorias podem ser formuladas, substituindo-a.

Voltar a questão
Questão 2

01 está correta.

02 está correta.

04 está incorreta. Após a formulação da hipótese, esta deve ser deduzida, para que, por meio de novas observações e/ou experimentos, se conclua quanto à validade ou não da hipótese.

08 está incorreta. A conclusão é a última etapa do método científico.

Portanto, o somátorio correto é 3.

Voltar a questão
Questão 3

Hipóteses científicas são prováveis respostas a um fenômeno, mas que ainda não foram comprovadas cientificamente. Elas precedem estudos prévios sobre o assunto, não sendo, portanto, somente um palpite. Além disso, uma hipótese só pode ser considerada se houver possibilidade de ser testada. O levantamento de hipóteses é importante porque a partir dele é que serão feitas previsões sobre as hipóteses, sendo comprovadas ou não por meio de experimentos. 

Voltar a questão
Questão 4

5, 2, 4, 1 e 3.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola