Topo
pesquisar

Exercícios sobre migração e fluxo gênico

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre migração e fluxo gênico testarão seus conhecimentos sobre os processos que podem influenciar a variabilidade genética em uma população. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Podemos definir fluxo gênico como a migração de genes entre as populações. Esse fluxo apresenta papel importante para a evolução. O fluxo gênico entre populações distintas garante que:

a) a especiação seja evitada.

b) novas espécies surjam.

c) a variabilidade genética permaneça inalterada.

d) a seleção natural pare de atuar.

e) mutações surjam com mais frequência.

questão 2

O fluxo gênico ocorre nas mais diferentes populações. Os seres humanos, ao viajarem e se estabelecerem em outra área, por exemplo, garantem que os genes movimentem-se de uma população para outra. Quando um gene é introduzido em uma população, observa-se:

a) a diminuição da variabilidade genética.

b) o aumento da variabilidade genética.

c) a diminuição das mutações.

d) o aumento das mutações.

e) a diminuição da seleção natural.

questão 3

(UFJF) Considere as afirmativas a seguir.

I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.

II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.

III) A seleção natural não altera a frequência dos genes.

IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) II e IV

questão 4

(CEFET-MG) Em algumas regiões brasileiras, existem exemplares de Euphorbia heterophylla, uma planta daninha bastante prejudicial à lavoura de soja e que pode ser resistente a herbicidas. Se, após alguns anos, não existir mais o fluxo de genes entre as plantas suscetíveis e resistentes a herbicidas dessa espécie, então ocorrerá:

a) seleção natural.

b) irradiação adaptativa.

c) isolamento geográfico.

d) recombinação gênica.

e) isolamento reprodutivo.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. O fluxo gênico entre diferentes populações faz com que se aumente a semelhança genética entre as duas populações, diminuindo, assim, a chance do surgimento de uma nova espécie (especiação).

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A introdução ou reintrodução de genes em uma população é importante para a evolução, uma vez que aumenta a variabilidade genética dos envolvidos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. A alternativa I está incorreta porque as mutações são aleatórias e não possuem propósito de adaptação. Já a alternativa III está incorreta porque a seleção natural pode ocasionar o aumento ou a diminuição de um determinado gene.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Sem fluxo gênico, as espécies tornam-se tão diferentes que ocorre o isolamento reprodutivo, ou seja, a incapacidade de produzir descendentes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola