Topo
pesquisar

Exercícios sobre a morfologia da folha

Exercícios de Biologia

Antes de resolver os exercícios sobre a Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(PUC-RS) As folhas podem sofrer uma série de adaptações para exercer uma grande variedade de funções. Um exemplo de uma típica adaptação da folha para ajudar na fixação da planta ao substrato são:

a) os espinhos.

b) as gavinhas.

c) os acúleos.

d) as brácteas.

e) os catafilos.

questão 2

(UFG) Um estudante observou no microscópio o corte histológico de um órgão vegetal, o qual revelou os seguintes tecidos e estruturas: epiderme com cutícula e estômatos; células parenquimáticas com cloroplastos; tecido condutor constituído por xilema e floema. Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é

a) um estipe.

b) um tubérculo.

c) um bulbo.

d) um tronco.

e) uma folha. 

questão 3

Nos vegetais, principalmente nas folhas, encontramos uma estrutura relacionada com a perda de água e trocas gasosas que recebe o nome de:

a) limbo.

b) estípula.

c) gavinha.

d) estômato.

e) mesofilo.

questão 4

A figura abaixo representa uma folha simples.

Observe as partes da folha indicadas pelos números
Observe as partes da folha indicadas pelos números

Marque a alternativa que apresenta corretamente o nome das partes indicadas pelos números.

a) 1- Limbo; 2- Pecíolo; 3- Bainha.

b) 1- Nervura; 2- Limbo; 3- Bainha.

c) 1- Limbo; 2- Bainha; 3- Estípula.

d) 1- Nervura; 2- Limbo; 3- Pecíolo.

e) 1- Nervura; 2- Pecíolo; 3- Estípulas.

questão 5

Em algumas espécies de plantas, é possível observar que a base da folha envolve o caule. Essa estrutura, encontrada principalmente em monocotiledôneas, recebe o nome de:

a) Limbo.

b) Pecíolo.

c) Bainha.

d) Estípula.

e) Ramo.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. As gavinhas são modificações foliares que ajudam a planta a prender-se em algum suporte. Um bom exemplo de planta com gavinha é o maracujazeiro.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. A característica que permite afirmar que a estrutura em questão é uma folha é a presença de parênquima clorofiliano, uma vez que a epiderme com cutícula e estômatos não é exclusividade das folhas, sendo encontrada também em caules. Além disso, os tecidos vasculares ocorrem em todos os órgãos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. A estrutura relacionada com a transpiração e com a entrada e saída de gases na planta é o estômato. Essa estrutura é formada por duas células-guarda que delimitam um orifício denominado de ostíolo.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Uma folha geralmente apresenta uma parte laminar, que se denomina limbo, onde são encontradas as nervuras (região dos feixes vasculares). Comumente a folha prende-se ao caule através de uma estrutura chamada de pecíolo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. A bainha é uma expansão da base da folha que circunda o caule, podendo ser encontrada em muitas monocotiledôneas e em algumas eudicotiledôneas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola