Topo
pesquisar

Exercícios sobre nematódeos parasitas do ser humano

Exercícios de Biologia

Existem diversas espécies de nematódeos parasitas do ser humano, dentre elas está o Ascaris lumbricoides, que é causador da ascaridíase. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Sabemos que algumas doenças causadas por nematoides podem ser evitadas com medidas profiláticas simples. Marque a única alternativa que não indica uma boa maneira de se prevenir essas verminoses:

  1. Beber água filtrada e fervida.
  2. Não andar descalço.
  3. Lavar bem os alimentos.
  4. Usar preservativo nas relações sexuais.
  5. Investir em obras de saneamento básico.
questão 2

Sobre a ascaridíase, marque a alternativa correta:

  1. A ascaridíase é uma doença transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados por ovos do Ancylostoma duodenale.
  2. A ascaridíase caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas pelo corpo e febre alta.
  3. Os ovos da lombriga são eliminados juntamente às fezes do indivíduo contaminado.
  4. A ascaridíase é transmitida através da penetração da larva de Ascaris lumbricoides na pele.
  5. A ascaridíase é transmitida pela picada de um mosquito.
questão 3

(PUC-SP) O parasita que penetra no organismo pela boca, em fase de ovo, vai consecutivamente para o aparelho digestivo, circulatório, respiratório e volta novamente para o tubo digestivo é:

a) Ascaris;

b) Taenia;

c) Wuchereria;

d) Ancylostoma;

e) Necator.

questão 4

(UECE) A lombriga é um verme que infesta os organismos humanos, provocando a ascaridíase. Caracteriza-se por ser um organismo pseudocelomado e apresentar respiração cutânea. Trata-se de um:

  1. Platelminto.
  2. Celenterado.
  3. Nematelminto.
  4. Anelídeo.
questão 5

A ancilostomose é uma verminose causada pelo verme Ancylostoma duodenale. Marque a alternativa que explica seu modo de transmissão:

  1. A ancilostomose é transmitida através da ingestão de água contaminada.
  2. A ancilostomose é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados.
  3. A ancilostomose é transmitida através da penetração da larva na pele humana.
  4. A ancilostomose é transmitida através da picada de um mosquito.
  5. A ancilostomose é transmitida de uma pessoa para outra através de contato físico.
respostas
Questão 1

Alternativa “d”. O uso de preservativo nas relações sexuais é muito importante, entretanto as verminoses causadas por nematoides não apresentam transmissão via relação sexual.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”.  Durante seu ciclo de vida, a lombriga (Ascaris lumbricoides) reproduz-se no intestino humano e elimina seus ovos. Os ovos misturam-se às fezes e são eliminados para o meio através da defecação do indivíduo contaminado.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”.  A lombriga (Ascaris lumbricoides) entra no corpo do homem através da ingestão de alimentos ou água contaminada com seus ovos. Os ovos eclodirão no intestino e as larvas liberadas entrarão na corrente sanguínea. Elas então vão para os alvéolos pulmonares, onde ocorre a perfuração e a entrada no sistema respiratório. Elas seguem em direção ao brônquio e faringe. Essas larvas são engolidas novamente e chegam à fase adulta no intestino humano.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”.  Os nematelmintos são animais de corpo alongado, fino, cilíndrico e recoberto por uma cutícula. Apresentam respiração cutânea, digestão extra e intracelular, pseudoceloma e cordões nervosos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. As larvas de Ancylostoma duodenale ficam no solo após a eclosão dos ovos que foram eliminados pelas fezes do indivíduo doente. Essas larvas são capazes de penetrar ativamente na pele humana. Sendo assim, uma forma de se evitar a doença, é andar sempre calçado.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola