Topo
pesquisar

Exercícios sobre os tipos de respiração

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre os tipos de respiração, você avaliará seus conhecimentos a respeito das formas como os animais captam o oxigênio do meio. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A respiração pulmonar é aquela em que as trocas gasosas ocorrem no interior de órgãos esponjosos chamados de pulmões. Nos humanos, assim como em outros mamíferos, é o único tipo de respiração observado. Além dos mamíferos, outros grupos de animais possuem respiração pulmonar. Entre os grupos a seguir, marque o único que não possui esse tipo de respiração.

a) aves.

b) répteis.

c) peixes.

d) anfíbios.

questão 2

Alguns animais possuem estruturas finas, em formas de lâmina e ricamente vascularizadas, que permitem trocas gasosas na água. Animais que apresentam essa estrutura possuem respiração do tipo:

a) pulmonar.

b) branquial.

c) cutânea.

d) traqueal.

questão 3

Nos anelídeos, observa-se um tipo de respiração em que as trocas gasosas acontecem por difusão na pele do animal. Esse tipo de respiração é denominada de:

a) pulmonar.

b) branquial.

c) cutânea.

d) traqueal.

questão 4

A respiração traqueal ocorre por meio de órgãos ocos e quitinosos chamados de traqueias, que levam oxigênio do meio para os tecidos do animal. Esse tipo de respiração é encontrado em

a) artrópodes.

b) platelmintos.

c) mamíferos.

d) répteis.

e) cnidários.

questão 5

(UNESP) Para voar, os insetos consomem muito oxigênio, em consequência da elevada atividade muscular necessária para o movimento de suas asas. Para suprir a intensa demanda, o oxigênio é levado às células musculares

a) pelo sangue, por meio de um sistema cardiovascular fechado, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.

b) pelo sangue, por meio de um sistema cardiovascular aberto, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.

c) por meio de um sistema de túbulos denominado de traqueia, o qual leva o sangue rico nesse gás aos tecidos musculares.

d) por meio de um conjunto de túbulos denominado de traqueia, o qual transporta esse gás desde orifícios externos até os tecidos, sem que o sangue participe desse transporte.

e) por meio de um coração rudimentar dividido em câmaras, das quais partem túbulos, chamados traqueias, que distribuem o sangue rico nesse gás aos tecidos do corpo.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Os peixes são animais que, por viverem na água, não apresentam respiração pulmonar. Nesse grupo, a respiração é branquial. Nos anfíbios, além da respiração pulmonar, observa-se a respiração cutânea na fase adulta.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. A respiração do tipo branquial acontece em estruturas laminares denominadas de brânquias. Entre os grupos de seres que realizam esse tipo de respiração, destacam-se os peixes.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A respiração cutânea ocorre na pele por meio de processos de difusão.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Em alguns artrópodes, como insetos, quilópodes e diplópodes, é possível observar respiração do tipo traqueal.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem traqueias, que são tubos ocos e formados de quitina. Esses tubos levam oxigênio do meio para os tecidos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola