Topo
pesquisar

Exercícios sobre ovulogênese

Exercícios de Biologia

Para responder aos exercícios sobre ovulogênese, faça uma revisão das principais etapas desse processo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Muitas pessoas afirmam que, no momento da ovulação, ocorre a liberação do óvulo. Entretanto, essa informação não é correta, pois a estrutura liberada é chamada de

a) Ovogônia.

b) Ovócito I.

c) Ovócito II.

d) Glóbulo polar.

questão 2

A formação dos óvulos é possível graças a um processo denominado de ovulogênese. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta a sequência exata das estruturas formadas nesse processo.

a) Ovogônia → Ovócito I→ Ovócito II → Óvulo.

b) Ovócito I → Ovócito II → Ovogônia → Óvulo.

c) Óvulo → Ovogônia → Ovócito I → Ovócito II.

d) Óvulo → Ovócito I → Ovócito II → Ovogônia.

e) Ovogônia → Óvulo → Ovócito I → Ovócito II.

questão 3

O ovócito secundário é liberado sem que seja finalizada a segunda divisão da meiose. Em qual fase da meiose II o ovócito fica estacionado?

a) Prófase II.

b) Anáfase II.

c) Metáfase II.

d) Telófase II.

e) Interfase II.

questão 4

O ovócito secundário é revestido por uma malha de glicoproteínas que desenvolve um importante papel na fertilização. É graças a essa região que é possível a interação entre o ovócito e o espermatozoide e o impedimento da poliespermia. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome desse revestimento.

a) Membrana plasmática.

b) Parede celular.

c) Zona pelúcida.

d) Corona radiata.

questão 5

(UFJF) Na espécie humana, duas células – uma feminina e uma masculina – são as responsáveis pela sua perpetuação e são denominadas gametas. Durante o processo de formação dos gametas masculino e feminino ocorrem algumas diferenças. Uma delas pode ser:

a) O período germinativo, no indivíduo feminino, termina em vida intrauterina ou logo após o nascimento, ao passo que no indivíduo masculino dura quase toda a sua vida.

b) O período de crescimento no indivíduo feminino caracteriza-se por mitoses sucessivas e numerosas, ao passo que, no indivíduo masculino, o número de mitose é controlado.

c) O período de maturação no indivíduo feminino consta das meioses I e II, dando origem a quatro células funcionais, ao passo que, no indivíduo masculino, ocorre apenas a meiose I.

d) O período de diferenciação, no indivíduo feminino, é devido ao acúmulo de vitelo, ao passo que no indivíduo masculino, a meiose II leva à formação do espermatozoide.

e) O óvulo humano é uma célula imóvel do tipo heterolécito, ao passo que o espermatozoide é uma célula móvel.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. No momento da ovulação, é liberado o ovócito secundário ou ovócito II, uma célula que se encontra na segunda divisão da meiose.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. A sequência correta da ovulogênese é Ovogônia → Ovócito I → Ovócito II → Óvulo. Vale destacar que essa última estrutura só é formada em ocasiões onde acontece a fecundação.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O ovócito secundário só completa a meiose II caso seja fecundado. Se não ocorrer fecundação, essa célula permanece na metáfase II.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A zona pelúcida é um revestimento rico em glicoproteínas encontrado nos ovócitos secundários.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. Acredita-se que o período germinativo ou de multiplicação ocorra na mulher durante a vida uterina ou logo após o nascimento. Entretanto, algumas pesquisas sugerem que esse processo possa ocorrer na vida adulta. Nos homens, por sua vez, esse processo ocorre comprovadamente durante toda a vida.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola