Topo
pesquisar

Exercícios sobre pílulas anticoncepcionais

Exercícios de Biologia

Para ter um melhor rendimento nestes exercícios sobre pílulas anticoncepcionais, relembre o modo de ação da pílula e seus benefícios. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os métodos contraceptivos possuem como função principal impedir uma gravidez indesejada. Existem diversos tipos de métodos e cada um possui um mecanismo de ação diferente, permitindo a classificação em métodos comportamentais, de barreira, hormonais e cirúrgicos.

A respeito da pílula anticoncepcional, marque a alternativa correta:

a) A pílula anticoncepcional é um dos melhores métodos para a prevenção da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, atingindo eficácia de quase 99%.

b) A pílula anticoncepcional pode ter sua eficácia reduzida caso a mulher não a utilize de acordo com as recomendações médicas e diariamente.

c) Toda pílula anticoncepcional possui a mesma dosagem hormonal, possibilitando que a usuária troque sua pílula sem precisar de retornar ao médico.

d) A pílula anticoncepcional é um método seguro, barato e que pode ser usado por qualquer mulher, uma vez que não possui contraindicação.

e) A pílula anticoncepcional é um método de barreira que impede que o espermatozoide encontre o óvulo e, desse modo, ocorra a fecundação.

questão 2

A pílula anticoncepcional é um método bastante usado pelas mulheres e apresenta eficácia bem elevada quando comparada aos outros métodos contraceptivos. Marque a alternativa que indica corretamente o mecanismo de ação da pílula anticoncepcional.

a) A pílula anticoncepcional é formada por hormônios sintéticos que impedem o desenvolvimento do endométrio e, consequentemente, dificultam a fecundação.

b) A pílula anticoncepcional é formada principalmente por FSH e LH, que impedem a ovulação e o desenvolvimento do endométrio.

c) A pílula anticoncepcional é composta geralmente por estrógeno e progesterona sintéticos que acabam impedindo a ovulação.

d) A pílula anticoncepcional atua impedindo a implantação do embrião na parede uterina e deve ser tomada até 72 horas após a relação sexual.

questão 3

Dentre os métodos para evitar a gravidez, destaca-se a pílula anticoncepcional, que possui eficácia de até 99%. Além da ação contraceptiva, a pílula possui outros benefícios. Marque a alternativa que não indica um benefício desse método.

a) A pílula anticoncepcional diminui as cólicas menstruais.

b) A pílula anticoncepcional reduz o fluxo menstrual.

c) A pílula anticoncepcional diminui a acne.

d) A pílula ajuda no tratamento da síndrome dos ovários policísticos.

e) A pílula ajuda no tratamento da trombose.

questão 4

(Enem) A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos de maior segurança, sendo constituída basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.

Qual gráfico representa a concentração sanguínea desses hormônios durante o período do experimento?

Gráficos representando a concentração dos hormônios estrogênio e progesterona sínteticos no sangue

questão 5

(UFMG) A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema.

Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:

a) O diafragma impede a nidação da mórula.

b) O dispositivo intrauterino, o DIU, impede a chegada dos espermatozoides ao útero.

c) O método hormonal feminino, pílula, impede a ovulação.

d) O método de tabela é eficiente se forem evitadas relações sexuais entre o 2º e o 4º dia do ciclo.

e) O preservativo masculino, camisinha, tem ação espermicida.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo extremamente eficiente, desde que seja usado da maneira correta pela paciente. Recomenda-se que a pílula seja ingerida diariamente e no mesmo horário para que sua eficácia seja realmente alcançada.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A pílula anticoncepcional é normalmente formada por uma mistura dos hormônios progesterona e estrógeno sintéticos, que atuam inibindo a secreção de FSH e LH. Essa ação inibe a ovulação, porém induz o crescimento do endométrio, que se descama após a parada da ingestão da pílula.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. A pílula apresenta uma grande variedade de benefícios, entretanto, ela está relacionada com o aumento dos riscos de trombose, não sendo recomendada, portanto, para pessoas que possuem problemas circulatórios.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Se houve a ingestão ininterrupta da pílula anticoncepcional por seis meses, os hormônios estrogênio e progesterona mantiveram-se constantes, uma vez que a dosagem não varia de um comprimido para outro.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo que impede a ovulação, uma vez que inibe a secreção de FSH e LH.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola