Topo
pesquisar

Exercícios sobre plantas carnívoras

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre plantas carnívoras, você testará seus conhecimentos sobre esse grupo peculiar de plantas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As plantas carnívoras, também chamadas de plantas insectívoras, caracterizam-se por sua capacidade de capturar seres vivos. Por causa dessa propriedade, podemos dizer que essas plantas são:

a) heterotróficas, pois se alimentam exclusivamente de outros seres vivos.

b) heterotróficas, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.

c) autotróficas, pois essas plantas não utilizam nenhum nutriente dos seres capturados.

d) autotróficas, pois realizam fotossíntese e os seres capturados complementam os nutrientes.

e) autotróficas, pois não produzem seu próprio alimento.

questão 2

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, as plantas carnívoras não são capazes de capturar ativamente suas presas, utilizando-se de estratégias que fazem com que esses seres fiquem presos a elas. Uma dessas estratégias é a produção de uma substância pegajosa que prende a presa nas folhas da planta. Essa estratégia é encontrada em plantas do gênero:

a) Nepenthes.

b) Dionaea.

c) Ilex.

d) Drosera.

e) Ruellia.

questão 3

As plantas carnívoras vivem em solos normalmente pobres em:

a) nitritos e cloratos.

b) carbonatos e silicatos.

c) salicilatos e fosfatos.

d) fosfatos e nitratos.

e) acetatos e cloratos.

questão 4

(UNIFESP-2006) Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas “carnívoras” atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo. Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

a) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.

b) O nitrogênio é importante para a alimentação de vegetais em geral, sendo absorvido pelas raízes ou folhas. Plantas carnívoras que não capturam animais morrerão por falta desse alimento.

c) Havendo acréscimo de nitrogênio ao solo, as plantas carnívoras são capazes de absorvê-lo pelas raízes. Com esse nitrogênio, produzirão o alimento de que precisam, sem a necessidade de capturas.

d) O nitrogênio integra a estrutura de proteínas e lipídeos que servirão de alimento para as plantas. Daí a importância de as carnívoras efetivamente capturarem os animais.

e) O nitrogênio é usado pelas plantas carnívoras e demais plantas como complemento alimentar. Existem outros nutrientes mais importantes, como o fósforo e o potássio, que são essenciais e não podem faltar aos vegetais.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. As plantas carnívoras produzem seu alimento por meio da fotossíntese e utilizam as presas capturadas como uma forma de complementação nutricional.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Drosera é um gênero de plantas que possuem folhas cobertas por tricomas que produzem mucilagem, uma substância pegajosa.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. As plantas carnívoras são encontradas normalmente em solos pobres em fosfatos e nitratos e, por isso, complementam sua nutrição por meio da captura de presas, como pequenos insetos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. As plantas carnívoras não necessitam diretamente dos animais que capturam para sobreviver, pois elas realizam fotossíntese, que fornece o alimento para sua sobrevivência.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola