Topo
pesquisar

Exercícios sobre poluição

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre poluição são uma boa forma de testar os conhecimentos a respeito das agressões que o planeta sofre constantemente. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Quando falamos em poluição, referimo-nos às atividades que afetam diretamente o meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por vários agentes, tais como esgoto, pesticidas, resíduos sólidos e petróleo. O tipo mais perigoso de poluição é, sem dúvidas, a radioativa, também chamada de nuclear. No Brasil, em 1987, um grave acidente com radioatividade afetou Goiânia, levando quatro pessoas à morte, segundo registros oficiais, e contaminando várias outras. O acidente em Goiânia foi causado pelo:

a) Urânio.

b) Plutônio.

c) Argônio.

d) Césio.

e) Iodo.

questão 2

A poluição atmosférica causa preocupação em todo o mundo, uma vez que provoca danos ao homem e ao meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por fontes fixas, como indústrias, ou fontes móveis, como os veículos automotores. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica um poluente atmosférico:

a) óxido de nitrogênio.

b) dióxido de enxofre.

c) gás nitrogênio.

d) partículas em suspensão.

e) monóxido de carbono.

questão 3

A poluição da água, muitas vezes, é confundida com sua contaminação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a definição de água poluída.

a) Água poluída é aquela que possui alterações em suas características químicas e físicas, tais como mudanças no cheiro, cor e sabor.

b) Água poluída é aquela capaz de causar doenças em quem a ingere.

c) Água poluída é aquela que apresenta organismos vivos, tais como vermes e protozoários.

d) Água poluída é aquela que se apresenta imprópria para o consumo humano, apesar de não ter alterações em suas características químicas e físicas.

e) Água poluída é aquela que apresenta grande quantidade de solo dissolvido.

questão 4

(PUC- RJ-2007) Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera. Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para:

a) resfriamento global.

b) diminuição da fotossíntese.

c) aumento da camada de ozônio.

d) aquecimento global.

e) diminuição da camada de ozônio.

questão 5

(ENEM-2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.

b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.

d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. O acidente em 1987 foi desencadeado após uma cápsula com césio-137, que estava em um aparelho de radioterapia, ser aberta em um ferro-velho. O brilho do césio encantou o dono do ferro-velho, que levou o material para casa e mostrou para amigos e familiares, dando início ao maior acidente radiológico da história brasileira.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O gás nitrogênio não é um poluente atmosférico, sendo responsável por mais de 70% da composição da atmosfera.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. A água poluída é aquela que apresenta alterações em suas características físicas e químicas. A água contaminada, por sua vez, apresenta substâncias e organismos que podem causar danos à saúde de seres humanos e outros animais.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. O aumento de dióxido de carbono na atmosfera contribui para a acentuação do efeito estufa e, consequentemente, o aumento do aquecimento global.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. O sequestro de carbono é um processo em que ocorre a absorção do gás carbônico presente na atmosfera. Como é realizado naturalmente pelas florestas, contribui para a retirada do excesso desse gás da atmosfera, diminuindo, assim, a acentuação do efeito estufa.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola