Topo
pesquisar

Exercícios sobre Poríferos

Exercícios de Biologia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Poríferos e veja a resolução comentada. Publicado por: Giorgia Lay-Ang
questão 1

Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo. Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos?

Ver Resposta
questão 2

Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê?

Ver Resposta
questão 3

Observe o desenho e responda:

a) O que é átrio ou espongiocele?

b) O que é ósculo?

c) Quais os diferentes tipos de células presentes nos poríferos e quais suas funções?

Ver Resposta
questão 4

As esponjas possuem diferentes formas, algumas mais simples e outras mais complexas. Observe o desenho e dê o nome de cada uma das formas.

Ver Resposta
questão 5

Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células. Qual o nome dessas células?

a) porócito

b) amebócito

c) coanócito

d) escleroblasto

e) espongina
 

Ver Resposta
questão 6

Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. Explique o que são e para que servem. 

Ver Resposta
questão 7

Marque a alternativa correta.

a) esponjas asconoides são aquelas que possuem maior superfície de contato com a água

b) as esponjas se alimentam de pequenos animais

c) espículas são as estruturas de resistência das esponjas

d) a movimentação dos flagelos dos coanócitos estabelece o fluxo de líquido dentro do animal
 

Ver Resposta
questão 8

No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?

a) vivem no mar;

b) possuem células urticantes;

c) possuem poros por todo o corpo;

d) são comestíveis;

e) possuem corpo achatado.
 

Ver Resposta
questão 9

Explique o processo de nutrição de um porífero.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.

Voltar a questão
Questão 2

A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.

Voltar a questão
Questão 3

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.

b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.

c) - Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme.

- Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.

- Porócitos – são células que ficam entre os pinacócitos, têm a forma de um canal que atravessa o porífero. A água entra no porífero pelos porócitos. É responsável pela formação de óstios, orifícios ou poros microscópicos.

- Arqueócitos ou amebócitos – célula capaz de originar outras células, também é responsável por digestão e transporte interno. Locomovem-se por movimentos ameboides com projeções chamadas pseudópodes no meso-hilo. O meso-hilo é a região formada por material gelatinoso que está entre a pinacoderme e a coanoderme.

- Esclerócito – são responsáveis pela excreção do esqueleto.

 

Voltar a questão
Questão 4

a- áscon
b- sícon
c- lêucon.

Voltar a questão
Questão 5

Resposta correta: letra “b” 

Todos os componentes fazem parte de um porífero, mas somente a célula denominada amebócito possui essa característica de poder originar todos os tipos de células presentes num porífero.

Voltar a questão
Questão 6

Gêmulas são estruturas resistentes a adversidades ambientais como seca. Essas gêmulas se originam no interior do corpo da esponja, têm parede espessa, possui espículas e um conjunto de amebócitos que vai auxiliar na formação de novas células assim que houver local e ambiente propício para seu desenvolvimento. Quando uma esponja morre, gêmulas são liberadas para propagação da espécie.

Voltar a questão
Questão 7

Resposta: letra “d”

Letra “a” – é falsa, pois as esponjas asconídes são as que possuem a forma mais simples dentre as estruturas corporais existentes.
Letra “b” – é falsa, pois as esponjas, como são animais filtradores, alimentam-se de partículas orgânicas que circundam seu corpo.
Letra “c” – é falsa, pois as células de resistência das esponjas denominam-se gêmula.
 

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração. 

Voltar a questão
Questão 9

Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola