Topo
pesquisar

Exercícios sobre princípio de Hardy-Weinberg

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre princípio de Hardy-Weinberg, você testará seus conhecimentos sobre a frequência gênica em uma população. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, também conhecido como lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg, caso uma população não sofra com mecanismos evolutivos, as frequências gênicas

a) permanecerão constantes.

b) sofrerão modificações constantes.

c) sofrerão mutações.

d) sofrerão grandes modificações.

e) aumentarão gradativamente.

questão 2

O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza. Analise as alternativas abaixo e marque a única que não indica uma premissa para a demonstração do princípio de Hardy-Weinberg.

a) População pequena.

b) População com mesmo número de machos e fêmeas.

c) Populações com casais igualmente férteis.

d) Cruzamentos ocorrendo de forma aleatória.

e) Ausência de mutações.

questão 3

(Uel) Numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, formada por 10.000 indivíduos, existem 900 do tipo Rh negativo. Espera-se que o número de indivíduos Rh positivo homozigoto nessa população seja de

a) 9.100

b) 4.900

c) 4.550

d) 2.100

e) 900

questão 4

(PUC-camp) Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo autossômico (b) é de 30%. Se essa população for formada por 1000 indivíduos, espera-se que sejam heterozigotos:

a) 700

b) 420

c) 90

d) 49

e) 21

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, caso fatores evolutivos não atuem em uma população, a frequência gênica e as proporções genotípicas permanecerão constantes por um longo período de tempo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. Para que ocorra o princípio de Hardy-Weinberg, uma população deve ser consideravelmente grande.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Em uma população formada por 10.000 indivíduos, 900 são Rh negativo, ou seja, 9% ou 0,09. Como o fator Rh negativo é formado por dois alelos negativos, quando falamos que 0,09 dos indivíduos possuem esse fator, estamos dizendo que a frequência, calculada pela equação F(rr)= q2 , é 0,09, ou seja, q=0,3. Se p+q=1, o valor de p é 0,7. Para achar o número de indivíduos Rh positivos homozigotos, devemos então utilizar a fórmula F(RR)=p2, por meio da qual obteremos o resultado de 0,49, ou seja, 4900 indivíduos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Para resolver essa questão, representaremos a frequência do alelo B por meio da letra p, enquanto o alelo b será representado pela letra q. Se a frequência do alelo b é igual a 30% ou 0,3, temos que a frequência do alelo B é 70% ou 0,7, uma vez que p+q=1. Como a frequência de heterozigotos é calculada por F (Bb) = 2pq, temos que F(Bb)= 2. 0,7. 0,3. Assim sendo, a frequência de heterozigotos é 0,42, ou seja, 420 indivíduos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola