Topo
pesquisar

Exercícios sobre a regra do “ou”

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre a regra do “ou”, você testará seus conhecimentos sobre as questões relacionadas com a probabilidade genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O albinismo é uma anomalia de caráter recessivo que se caracteriza pela ausência de melanina na pele. Um casal de genótipo heterozigoto que possui pais albinos quer saber a probabilidade de o filho nascer com albinismo ou ser portador da anomalia. Calcule essa probabilidade e marque a alternativa correta:

a) 1/2.

b) 1/4.

c) 2/4.

d) 3/4.

e) 5/4.

questão 2

Uma mulher é casada com um homem e gostaria de ser mãe. O sangue da mulher, assim como o do homem, é do tipo AB. Qual é a probabilidade de a criança gerada por esse casal ser do tipo sanguíneo A ou B?

a) 1/2.

b) 1/4.

c) 1/6.

d) 1/8.

e) 1/32.

questão 3

As flores de maravilha podem apresentar cor vermelha, branca ou rosa. Essas cores resultam de alelos que não exercem dominância completa um sobre o outro. A flor vermelha é determinada pelo genótipo VV, e a rosa VB e a branca, por BB. Imagine que uma planta de genótipo VB cruza com um indivíduo BB. Qual é a probabilidade de nascer flores brancas ou rosas?

a) 0%.

b) 25%.

c) 50%

d) 75%.

e) 100%.

questão 4

Um casal Rh+ com pais Rh- pretendem ter um filho. Geneticamente, qual é a probabilidade desse filho ser Rh- ou ser heterozigoto para a característica em questão?

a) 1/2.

b) 1/4.

c) 2/4.

d) 3/4.

e) 5/4.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. Um casal heterozigoto poderá gerar um filho com os seguintes fenótipos: AA, Aa e aa. A probabilidade de nascer AA é 1/4, de nascer Aa é 2/4 e de nascer aa é 1/4. Como a probabilidade de nascer heterozigoto anula a probabilidade de nascer albino, devemos somar as probabilidades: 1/4 +2/4 = 3/4.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. Como o sangue dos dois é AB, o cruzamento ocorrerá entre os genótipos IAIB e IAIB. Desse cruzamento, são gerados os seguintes genótipos na seguinte proporção: 1/4 IAIA, 2/4 IAIB, 1/4 IBIB. Com o nascimento de uma criança do sangue A, elimina-se a probabilidade de nascimento de criança do sangue B. A probabilidade deve ser calculada por meio da soma dos dois casos: 1/ +1/4 = 2/4 ou 1/2.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “e”. Do cruzamento entre plantas VB e BB, obtêm-se os seguintes genótipos na seguinte proporção: 2/4 VB e 2/4 BB. Somando as duas proporções, uma vez que um evento anula o outro, temos 4/4, ou seja, 100%.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Como o casal é formado por dois indivíduos heterozigotos (Dd), temos as seguintes probabilidades e genótipos para um filho desse casal: 1/4 DD, 2/4 Dd e 1/4 dd. A probabilidade de ser heterozigoto ou ser Rh- é calculada somando-se as duas probabilidades: 1/4 + 2/4 = 3/4.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola