Topo
pesquisar

Exercícios sobre reprodução assexuada nos fungos

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre reprodução assexuada nos fungos testarão seus conhecimentos a respeito do Reino Fungi. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A reprodução dos fungos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. As leveduras, por exemplo, reproduzem-se por meio da formação de gêmulas, que se separam da célula original e originam um novo organismo. Esse processo de reprodução é conhecido como:

a) esporulação.

b) fragmentação.

c) partenogênese.

d) brotamento.

e) divisão binária.

questão 2

Alguns fungos possuem a incrível capacidade de produzir células especiais, com paredes resistentes e capazes de dar origem a outro indivíduo. Essa estrutura, que geralmente é levada pelo vento e garante uma maior distribuição do fungo, é chamada de:

a) gameta.

b) espermatozoide.

c) esporo.

d) cápsula.

e) óvulo.

questão 3

Fungos filamentosos usualmente se reproduzem assexuadamente em virtude da desagregação do micélio, que dá origem a outro fungo. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome desse processo de reprodução assexuada.

a) esporulação.

b) fragmentação.

c) partenogênese.

d) brotamento.

e) divisão binária.

questão 4

Algumas vezes, durante o processo de brotamento nos fungos, pode não ocorrer a separação do broto e a formação de um novo indivíduo. Quando a célula original mantém-se unida aos brotos, forma cadeias denominadas de:

a) hifas.

b) esporos.

c) gêmulas.

d) pseudomicélios.

e) micoses.

questão 5

(Vunesp) Reprodução na qual há produção de esporos por meiose e fusão de hifas haploides diferentes, originando micélios diploides, é típica de:

a) fungos.

b) algas.

c) bactérias.

d) musgos.

e) samambaias.

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. No processo de brotamento, ocorre a formação de um broto ou gêmula, que se separa da célula original e forma outro indivíduo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Os esporos são estruturas resistentes que ajudam na distribuição de algumas espécies de fungos. Essas estruturas são eliminadas pela espécie e, quando encontram um local propício, originam um novo indivíduo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. O processo de fragmentação é o tipo de reprodução em que o micélio desintegra-se e os seus pequenos fragmentos originam outros micélios.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. Os pseudomicélios são cadeias de células formadas pelo processo de brotamento.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. A reprodução descrita no enunciado é típica de fungos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola