Topo
pesquisar

Exercícios sobre reprodução dos vírus

Exercícios de Biologia

Por meio destes exercícios sobre reprodução dos vírus, você avaliará seus conhecimentos sobre esse grupo de seres que desafia a ciência. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de uma célula viva, onde ele altera o metabolismo celular de modo que suas cópias sejam produzidas. Em virtude dessas características, os vírus são chamados de

a) parasitas intercelulares obrigatórios.

b) utilizadores obrigatórios de células.

c) comensais.

d) partículas celulares obrigatórias.

e) parasitas intracelulares obrigatórios.

questão 2

O processo de multiplicação viral pode finalizar-se com a lise ou não da célula. Quando ocorre o rompimento da célula e a dispersão dos vírus, denominamos o ciclo de:

a) lisogênico.

b) biogeoquímico.

c) biológico.

d) lítico.

e) Krebs.

questão 3

O processo de multiplicação viral pode ser dividido em algumas etapas básicas. Analise as fases abaixo e marque aquela que se caracteriza pela formação do capsídio e a união deste com o ácido nucleico.

a) Adesão.

b) Penetração.

c) Remoção do capsídeo.

d) Montagem de partículas virais.

e) Dispersão.

questão 4

A reprodução dos vírus deve acontecer no interior de uma célula, uma vez que esses organismos não possuem metabolismo próprio. Desde a interação do vírus com a célula até a liberação de novas partículas virais, várias etapas ocorrem. A respeito dessas etapas, analise as alternativas a seguir e marque a incorreta:

a) Durante a fase de penetração, o material genético do vírus é inserido dentro da célula.

b) Para que o material genético do vírus entre em contato com o da célula, é fundamental que todo o vírus atravesse a membrana da célula hospedeira.

c) Na fase da biossíntese, o material genético do vírus é duplicado.

d) Os vírus formados no interior da célula podem ser liberados por meio do rompimento da célula infectada ou pelo processo de brotamento.

e) A fase de adesão só é possível graças à interação das proteínas encontradas no vírus e na membrana plasmática da célula que será parasitada.

questão 5

(Vunesp) Os itens de I a VI apresentam, não necessariamente na sequência, os passos pelos quais um vírus é replicado.

  1. Síntese das proteínas do vírus.

  2. Adesão da capa do vírus com a membrana celular.

  3. Produção de proteína.

  4. Abandono da cápsula.

  5. Liberação do vírus da célula.

  6. Replicação do RNA

Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na sequência correta.

a) II- IV- I- VI- III- V

b) VI- IV- I- III- V- II

c) II - VI- IV- III- I- V

d) V- II- I- IV- VI- III

e) II- IV- VI- I- III- V

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. Por ter metabolismo apenas no interior das células, os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. O ciclo lítico ocorre quando, ao final do processo de multiplicação viral, a célula rompe-se. No caso do ciclo lisogênico, a célula permanece preservada.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A etapa de penetração é caracterizada pela inserção de material genético na célula hospedeira. Para que o material genético do vírus entre em contato com o material genético da célula, o vírus conta com uma variada gama de mecanismos, tais como a fusão do envelope com a membrana celular, endocitose, injeção de ácido nucleico e a penetração das partículas virais pela membrana.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. Adesão da capa do vírus com a membrana celular → Abandono da cápsula → Replicação do RNA → Síntese das proteínas do vírus → Produção de proteína → Liberação do vírus da célula.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola