Topo
pesquisar

Exercícios sobre respiração pulmonar

Exercícios de Biologia

Para responder a estes exercícios sobre respiração pulmonar, é necessário conhecer os órgãos do sistema respiratório, o processo de trocas gasosas e os movimentos respiratórios. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Sabemos que o nosso corpo realiza dois tipos de respiração: a pulmonar e a celular. Na respiração pulmonar, o oxigênio entra pelos(as) ________________ e as trocas gasosas acontecem nos(as)___________________. Marque a alternativa que contém as expressões que completam corretamente os espaços acima.

a) fossas nasais e alvéolos.

b) fossas nasais e brônquios.

c) traqueia e bronquíolos.

d) faringe e laringe.

e) boca e brônquios.

questão 2

Por meio da respiração pulmonar, nosso corpo é capaz de retirar oxigênio do meio e disponibilizar para todas as células. Esse gás entra em nosso corpo pela via respiratória superior e segue até os alvéolos, onde ocorrem trocas gasosas entre essa estrutura e os capilares que a rodeiam. Essas trocas gasosas são denominadas de:

a) metamorfose.

b) endocitose.

c) fagocitose.

d) hematose.

e) plasmocitose.

questão 3

Os alvéolos pulmonares são o local onde ocorre o processo de trocas gasosas. Essas estruturas, que se assemelham a pequenas câmeras, estão localizadas na porção terminal:

a) da traqueia.

b) dos brônquios.

c) dos bronquíolos.

d) da faringe.

e) dos pulmões.

questão 4

(PUC-CAMP) Considere a seguinte frase sobre respiração:

O ar entra nos pulmões quando ocorre …(I)… do diafragma, …(II)… dos músculos intercostais e consequente …(III)… da pressão …(IV)… .”

Para completá-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por

a) contração – contração – aumento – interna.

b) contração – contração – diminuição – interna.

c) contração – relaxamento – aumento – externa.

d) relaxamento – contração – diminuição – externa.

e) relaxamento – relaxamento – aumento – interna.

questão 5

(PUC-RJ) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem:

I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica.

II. Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões.

III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico.

IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões.

Assinale as opções corretas:

a) I e II.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) Todas.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Na respiração pulmonar, o oxigênio entra pelas fossas nasais e as trocas gasosas acontecem nos alvéolos.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Hematose é o nome dado ao processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Nesse local, o gás oxigênio presente no ar inspirado passa por difusão para o interior dos capilares e o gás carbônico presente nos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Os bronquíolos são ramificações dos brônquios e apresentam em sua extremidade os alvéolos pulmonares, estruturas que lembram pequenos sacos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. O ar entra nos pulmões quando ocorre contração do diafragma, contração dos músculos intercostais e consequente diminuição da pressão interna.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. A alternativa III está incorreta porque, no momento da expiração, ocorre uma diminuição do volume da caixa torácica e um aumento da pressão interna, fazendo com que ocorra a saída do ar.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola