Topo
pesquisar

Exercícios sobre o sistema linfático

Exercícios de Biologia

Para resolver os exercícios sobre o sistema linfático, lembre-se de que ele está intimamente relacionado com a defesa contra micro-organismos e outras substâncias invasoras. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

No interior dos vasos linfáticos circula uma substância denominada linfa. Esse fluido é semelhante ao tecido sanguíneo, entretanto, não apresenta:

a) Leucócitos.

b) Linfócitos.

c) Plasma.

d) Hemácias

questão 2

Antes de alcançar a corrente sanguínea, a linfa passa no interior de estruturas que atuam removendo material estranho que pode causar algum dano ao organismo. Essa estrutura recebe o nome de:

a) linfa.

b) vasos linfáticos.

c) linfonodos.

d) linfomas.

e) linfócitos.

questão 3

Quando ficamos doentes, é comum que os linfonodos aumentem de tamanho, formando as popularmente conhecidas ínguas. Esse inchaço ocorre em virtude de:

a) um aumento de linfa no interior dos linfonodos.

b) um aumento da quantidade de hemácias no interior do linfonodo.

c) uma multiplicação de linfócitos no interior do linfonodo.

d) um aumento do número de vírus mortos no interior do linfonodo.

questão 4

Três órgãos estão intimamente relacionados com o sistema linfático. Marque a alternativa que indica corretamente quais são esses órgãos:

a) Timo, fígado e baço.

b) Baço, coração e fígado.

c) Baço, tonsilas e timo.

d) Tonsilas, baço e fígado.

e) Fígado, tonsilas e coração

questão 5

O sistema linfático é um sistema vascular isolado que está relacionado com a conservação das proteínas plasmáticas, com a defesa contra organismos patogênicos e com a absorção de lipídios. Marque a alternativa que indica corretamente apenas os componentes desse sistema.

a) Capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.

b) Linfomas, capilares linfáticos, vasos linfáticos e nódulos linfáticos.

c) Linfonodos, nódulos linfáticos e medula óssea.

d) Capilares linfáticos, veias linfáticas, linfonodos e linfomas.

e) Baço, timo e tonsilas. 

respostas
Questão 1

Alternativa “d”. A linfa é um líquido de coloração esbranquiçada que contém uma grande quantidade de leucócitos e não apresenta hemácias. Apresenta composição semelhante à do plasma, entretanto tem baixa concentração de proteínas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Os linfonodos ou gânglios linfáticos são órgãos espalhados pelo corpo que atuam como filtros da linfa. Eles estão localizados no trajeto dos vasos linfáticos e geralmente aparecem em grupos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Quando um micro-organismo chega a um linfonodo, ocorre uma multiplicação das células de defesa do corpo, levando à tumefação do órgão.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. O baço, as tonsilas e o timo são formados por tecido linfoide e constituem uma importante linha de defesa do corpo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. O sistema linfático é constituído por capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos, também chamados de nódulos linfáticos. Esse sistema é intimamente relacionado com três órgãos: baço, tonsilas e timo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola