Topo
pesquisar

Exercícios sobre o subfilo Cephalochordata

Exercícios de Biologia

Para responder a estes exercícios sobre o subfilo Cephalochordata, faça uma breve revisão sobre o filo Cordata e relembre as diferenças entre os cefalocordados e os urocordados. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os cefalocordados são um grupo de animais representado pelo anfioxo. Esse animal marinho vive parcialmente soterrado na terra, deixando apenas a boca exposta. Nesses animais, a notocorda:

a) persiste durante toda a vida.

b) aparece apenas na fase larval.

c) aparece apenas na fase adulta.

d) é ausente.

questão 2

Os anfioxos pertencem ao grupo dos protocordados, mais precisamente ao subfilo cephalochordata. Esses animais são filtradores e possuem sistema digestório completo. Marque a alternativa que indica corretamente o caminho da água no interior do corpo desses animais.

a) Boca, fendas branquias, átrio e atrióporo.

b) Boca, átrio, atrióporo e fendas branquiais.

c) Boca, fendas branquiais, atrióporo e átrio.

d) Boca, atrióporo, átrio e fendas branquiais.

questão 3

Os Cephalochordatas apresentam essa denominação em virtude de uma característica relacionada com a notocorda desse animal. Marque a alternativa que explica essa denominação.

a) A notocorda está presente exclusivamente na região caudal.

b) A notocorda está presente exclusivamente na região anterior do corpo.

c) A notocorda está restrita à parte central do corpo do animal.

d) A notocorda estende-se da região anterior até a posterior do corpo do animal.

questão 4

Os anfioxos são os representantes de um grupo de protocordados conhecido como cefalocordados. A respeito da reprodução dos anfioxos, marque a alternativa incorreta.

a) A fecundação desses animais é externa.

b) Os anfioxos são animais dioicos.

c) Os anfioxos apresentam desenvolvimento direto.

d) Os anfioxos possuem sexos separados.

questão 5

(UFV-MG) O filo Chordata agrupa exemplos de organismos bastante diversificados. Entretanto, seus representantes apresentam algumas características morfológicas em comum, pelo menos em alguma fase do desenvolvimento. Das características abaixo, aquela que não é comum a todos os Chordatas é:

a) fendas branquiais.

b) tubo nervoso dorsal.

c) notocorda.

d) respiração pulmonar.

e) celoma.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Nos cefalocordados, a notocorda perdura durante toda a vida do animal e estende-se por toda a extensão de seu corpo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. A água entra pela boca do animal, segue até as fendas branquiais e cai em uma cavidade denomina átrio. Do átrio a água sai para o exterior por uma abertura chamada de atrióporo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Os cephalochordatas possuem esse nome por possuírem uma notocorda que se estende da região anterior (cabeça) até a região posterior.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. Os anfioxos possuem desenvolvimento indireto, ou seja, antes de tornarem-se adultos, apresentam uma fase larval.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Todos os cordados apresentam fendas branquiais, tubo nervoso dorsal, notocorda e celoma, entretanto, a respiração apresenta-se variada, com indivíduos com respiração pulmonar, branquial e cutânea.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola