Topo
pesquisar

Exercícios sobre superbactérias

Exercícios de Biologia

Para resolver estes exercícios sobre superbactérias, é importante relembrar o porquê dessa denominação e o impacto dessas bactérias na saúde humana. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Algumas bactérias são chamadas pelos profissionais da saúde de superbactérias. Essa denominação é dada àquelas bactérias que:

a) provocam diversas doenças no homem.

b) provocam infecções hospitalares.

c) apresentam elevada resistência aos antibióticos.

d) desencadeiam doenças graves e incuráveis.

e) estão classificadas no gênero Staphylococcus.

questão 2

Algumas bactérias apresentam alta capacidade de resistência ao uso de antibióticos, sendo praticamente indestrutíveis quando usados tratamentos tradicionais. Dentre as bactérias que mais apresentam casos de resistência, destaca-se:

a) Klebsiella pneumoniae.

b) Mycobacterium tuberculosis.

c) Staphylococcus aureus.

d) Streptococcus agalactiae.

e) Mycobacterium leprae.

questão 3

As superbactérias preocupam as autoridades de saúde de todo o mundo. Essas bactérias, capazes de resistir à ação de vários antibióticos, são um grande risco à população, representando um grave perigo, principalmente, para pacientes de UTI.

A respeito da resistência bacteriana a antibióticos, marque a alternativa que indica corretamente o processo evolutivo que explica esse fenômeno:

a) Teoria endossimbiótica.

b) Seleção natural.

c) Lei dos caracteres adquiridos.

d) Lei do uso e desuso.

e) Ancestralidade comum.

questão 4

As superbactérias provocam graves infecções que podem desencadear a morte de um paciente. Em face da gravidade dessas contaminações, é fundamental prevenir-se.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não representa uma forma de evitar os grandes surtos de superbactérias.

a) Controlar a compra e uso de antibiótico.

b) Vender medicamentos apenas com prescrição médica.

c) Isolar os pacientes infectados por superbactérias.

d) Adotar rigorosas medidas de higiene.

e) Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas.

questão 5

(PUC- SP) O termo 'superbactérias' é atribuído às bactérias que desenvolvem resistência a, praticamente, todos os antibióticos. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses micro-organismos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético.

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de biologia, é correto afirmar que

a) os antibióticos provocam alterações diretas no RNA, que é o material genético das bactérias.

b) os antibióticos provocam alterações diretas no DNA, que é o material genético das bactérias.

c) os antibióticos provocam alterações diretas nas proteínas bacterianas, uma vez que esses polipeptídeos constituem o material genético desses procariontes.

d) bactérias portadoras de mutações provocadas por antibióticos perdem a capacidade de transmitir genes a seus descendentes.

e) Na população em geral, e principalmente no ambiente hospitalar, há uma seleção de genes bacterianos que determinam resistência a antibióticos.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. As superbactérias apresentam resistência a vários tipos de antibióticos, o que dificulta muito o tratamento.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A bactéria Staphylococcus aureus é a espécie que mais apresenta casos de resistência a antibióticos e está relacionada com inúmeros casos de infecções hospitalares, principalmente em UTI.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. A seleção natural atua selecionando as bactérias resistentes aos antibióticos e eliminando aquelas que não apresentam resistência. As bactérias resistentes reproduzem-se e passam suas características às filhas, formando conjuntos de bactérias resistentes.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Os antibióticos devem ser utilizados durante todo o prazo estabelecido pelo médico, mesmo que isso ultrapasse o período de sintomas.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. O surgimento de superbactérias ocorre em razão do uso inadequado de antibióticos, que acaba selecionando as bactérias que apresentam resistência pelo processo de seleção natural.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola