Topo
pesquisar

Exercícios sobre a tireoide

Exercícios de Biologia

Para responder aos exercícios sobre tireoide, lembre-se de que essa glândula produz três hormônios e relaciona-se com o metabolismo e com a quantidade de cálcio no sangue. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A glândula tireoide, localizada em uma região na base do pescoço, está relacionada com o controle do metabolismo de quase todo o corpo. Ela é responsável pela produção de três hormônios denominados:

a) Tireotrófico, tiroxina e tri-iodotironina.

b) Tireotrófico, tiroxina e ocitocina.

c) Tiroxina, tri-iodotironina e ocitocina.

d) Tireotrófico, tri-iodotironina e calcitonina.

e) Tiroxina, tri-iodotironina e calcitonina.

questão 2

Como qualquer hormônio, a deficiência de tiroxina e tri-iodotironina provoca diversos problemas no organismo. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da doença ocasionada pela baixa produção de hormônios tireoidianos e alguns de seus sintomas.

a) O hipertireoidismo é causado pela baixa produção de hormônios da tireoide e caracteriza-se por deixar o paciente agitado e com pressão sanguínea alta.

b) O hipertireoidismo é causado por uma carência dos hormônios da tireoide e caracteriza-se por deixar o paciente apático, com sonolência e acima do peso.

c) O hipotireoidismo é causado por uma deficiência na produção de hormônios tireoidianos e caracteriza-se por deixar o paciente apático, com sonolência e acima do peso.

d) O hipotireoidismo é causado por uma baixa produção nos hormônios T3 e T4 e caracteriza-se por deixar o paciente magro e agitado.

questão 3

Quando uma criança apresenta uma deficiência nos hormônios da tireoide, ocorre um retardo no seu desenvolvimento caracterizado por um baixo crescimento dos ossos e retardo mental. Essa doença recebe o nome de:

a) Hipertireoidismo.

b) Hipotireoidismo.

c) Cretinismo.

d) Bócio endêmico.

e) Bócio carencial.

questão 4

Normalmente, quando pensamos nos hormônios produzidos pela tireoide, logo nos lembramos dos hormônios tiroxina e tri-iodotironina. Entretanto, essa glândula também produz a calcitonina, que está relacionada com:

a) o aumento do metabolismo.

b) o aumento do teor de cálcio no sangue.

c) a diminuição do teor de cálcio no sangue.

d) a estimulação da liberação de cálcio dos ossos para o sangue.

e) a diminuição do metabolismo.

questão 5

O hipotireoidismo é ocasionado por uma diminuição nas taxas dos hormônios T3 e T4, sendo que uma de suas causas pode ser uma dieta deficiente em:

a) cálcio.

b) potássio.

c) iodo.

d) magnésio.

e) ferro.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. Os hormônios produzidos pela glândula tireoide são: tiroxina (T4), tri-iodotironina (T3) e a calcitonina.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Pacientes com hipotiroidismo apresentam redução no metabolismo, ganho de peso, sonolência, movimentos lentos e pele seca e fria. Também podem apresentar o bócio, que ocorre em razão de um aumento da glândula tireoide.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O cretinismo é uma doença que afeta crianças com baixa produção de hormônios da tireoide e caracteriza-se por ocasionar deficiência mental e nanismo.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A calcitonina atua estimulando a deposição de cálcio nos ossos e, consequentemente, diminuindo o teor dessa substância no sangue.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. O iodo é essencial para a produção dos hormônios da tireoide. Hoje dificilmente as pessoas apresentam hipotireoidismo pela falta de iodo, uma vez que essa substância deve vir acrescida obrigatoriamente no sal de cozinha.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola