Topo
pesquisar

Exercícios sobre vitaminas

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre vitaminas ajudarão a aprofundar o conhecimento sobre essas substâncias orgânicas essenciais para o organismo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes. Dentre as vitaminas hidrossolúveis, podemos citar:

a) a vitamina C.

b) a vitamina A.

c) a vitamina D.

d) a vitamina E.

e) a vitamina K.

questão 2

Diversas doenças podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas, são as chamadas avitaminoses. Como exemplo dessas doenças, podemos destacar o escorbuto, uma patologia que era muito frequente nos marinheiros que passavam um grande período de tempo no mar sem uma alimentação adequada. O escoburto é causado principalmente pela deficiência de:

a) vitamina A.

b) vitaminas do complexo B.

c) vitamina C.

d) vitamina D.

e) vitamina E.

questão 3

Algumas vitaminas precisam ser ingeridas diariamente, em outras, entretanto, não há essa necessidade, pois ficam armazenadas no tecido adiposo. Dentre as vitaminas que necessitam de ingestão diária, podemos citar:

a) vitamina A e C.

b) vitamina D e E.

c) vitamina C e as do complexo B.

d) vitamina K e as do complexo B.

e) vitamina C e E.

questão 4

(Cesupa-PA) As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais ao metabolismo humano e precisam ser obtidas a partir dos alimentos ingeridos. A vitamina D, obtida do óleo de fígado, fígado e gema de ovo, atua no (a)

a) coagulação do sangue, evitando hemorragias.

b) metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo.

c) respiração celular, garantindo a tonalidade saudável da pele.

d) sistema nervoso involuntário, evitando o escorbuto.

questão 5

(PUC- Minas) As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências.

Sejam dados os seguintes sintomas de carências:

1. córnea ressecada

2. raquitismo na infância

3. deficiência na coagulação sanguínea

4. anemia perniciosa

Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:

a) K, E, B2 e B12.

b) B1, D, C e E.

c) A, D, K e B12.

d) A, E, K e C.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel que está relacionada com a prevenção de infecções e do escorbuto. Além da vitamina C, as vitaminas do complexo B também são hidrossolúveis.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Entre os sintomas, estão cansaço, dores no corpo, pele seca, hemorragias e problemas de cicatrização.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A vitamina D está intimamente relacionada com o metabolismo do cálcio e do fósforo. Sem ela, ossos e dentes podem ser prejudicados, além de poder ocasionar inclusive o raquitismo.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. A falta de vitamina A está relacionada com uma doença chamada de “cegueira noturna” e com os olhos secos em crianças. A falta de vitamina D, por sua vez, relaciona-se com problemas nos dentes, ossos e raquitismo. Já a falta de vitamina K está relacionada com as hemorragias. Por fim, a falta de vitamina B12 relaciona-se com a anemia perniciosa e distúrbios nervosos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola