Topo
pesquisar

Exercícios sobre Acústica

Exercícios de Física

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre Acústica, ramo da Ondulatória que trata das qualidades fisiológicas e características das ondas sonoras. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

(UFSCar) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

a) é o timbre, apenas.

b) é a altura, apenas.

c) são a intensidade e o timbre, apenas.

d) são a altura e a intensidade, apenas.

e) são a altura, a intensidade e o timbre.

questão 2

(IFRS) O som é a propagação de uma onda mecânica longitudinal apenas em meios materiais. O som possui qualidades diversas que o ouvido humano normal é capaz de distinguir. Associe corretamente as qualidades fisiológicas do som apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas na coluna da direita.

Qualidades fisiológicas

(1) Intensidade

(2) Timbre

(3) Frequência

Situações

( ) Abaixar o volume do rádio ou da televisão.

( ) Distinguir uma voz aguda de mulher de uma voz grave de homem.

( ) Distinguir sons de mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes.

( ) Distinguir a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta.

( ) Distinguir as notas musicais emitidas por um violão.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 1 – 2 – 3 – 3 – 2

b) 1 – 3 – 2 – 2 – 3

c) 2 – 3 – 2 – 2 – 1

d) 3 – 2 – 1 – 1 – 2

e) 3 – 2 – 2 – 1 – 1

questão 3

Um homem caminhando por uma floresta para a 200 m de um paredão de pedra que possui 150 m de altura. Ao dar um grito, ele percebe o eco das ondas sonoras em aproximadamente 1,18 s. Sabendo disso, determine o valor aproximado para a velocidade do som naquela região.

a) 339 m/s

b) 344 m/s

c) 350 m/s

d) 342,5 m/s

e) 333 m/s

questão 4

Durante a apresentação de uma orquestra, um espectador consegue facilmente distinguir os sons de cada um dos diversos instrumentos musicais, mesmo que estes emitam sons de mesma intensidade e frequência. A característica do som que permite a distinção das diversas fontes sonoras é:

a) a frequência

b) o timbre

c) a intensidade

d) a velocidade

e) o volume

respostas
Questão 1

LETRA “E”

Quando o enunciado diz que os adultos conversam em tom amistoso e as crianças gritam, podemos entender que há diferença de energia entre fontes sonoras, sendo assim, as intensidades são diferentes. A voz de uma criança é mais aguda que a de um adulto, por isso, possui maior frequência. Outra característica que difere as vozes de adultos e crianças é o timbre. Os formatos das ondas são característicos, de modo que, ao ouvir as vezes, pode-se facilmente fazer a distinção entre a voz de um adulto e de uma criança.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA “B”

Veja a definição de cada uma das qualidades fisiológicas do som.

  • Intensidade: Razão entre a potência sonora e a área atingida pelas ondas sonoras. Está relacionada com a energia emitida pelas ondas sonoras e ao que chamamos de volume;
  • Timbre: Duas ondas sonoras, por mais que possuam mesma intensidade e frequência, possuem formatos diferentes. Assim, dizemos que cada fonte sonora possui um timbre característico;
  • Frequência: Em sentido amplo, a frequência é a quantidade de oscilações produzidas dentro de um intervalo de tempo. Essa grandeza está relacionada com a altura do som. Som agudo é o som de alta frequência, e som grave é o som de baixa frequência.

A partir das definições acima, podemos encontrar a sequência correta de preenchimento dos parênteses.

  • Abaixar o volume do rádio ou da televisão – O volume está relacionado com a intensidade. (1)
  • Distinguir uma voz aguda de mulher de uma voz grave de homem – Agudo e grave estão relacionados com a frequência das ondas sonoras. (3)
  • Distinguir sons de mesma altura e intensidade produzidos por vozes de pessoas diferentes – Ondas de mesma frequência e intensidade possuem formatos diferentes, pois são produzidas por fontes sonoras distintas. Essa característica está relacionada com o timbre. (2)
  • Distinguir a nota Dó emitida por um violino e por uma flauta – Cada instrumento emite ondas sonoras de formatos característicos. (2)
  • Distinguir as notas musicais emitidas por um violão – Cada nota musical possui uma frequência característica. (3)
Voltar a questão
Questão 3

LETRA “A”

A determinação da velocidade do som é feita por meio da equação da velocidade média. O espaço deverá ser dobrado, pois o som vai até o obstáculo e retorna à fonte:

VSOM = (2.ΔS) ÷ Δt

VSOM = (2 . 200) ÷ 1,18

VSOM = 400 ÷ 1,18

VSOM = 338,9 ≈ 339 m/s

Voltar a questão
Questão 4

LETRA “B”

A característica que permite a distinção das ondas sonoras é o timbre. Isso porque cada fonte sonora emite ondas em formatos diferentes.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola