Topo
pesquisar

Exercícios sobre câmara escura de orifício

Exercícios de Física

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a câmara escura de orifício, que é o princípio básico de funcionamento das câmeras fotográficas. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

(Unicesumar-SP) Uma pessoa de altura h coloca-se diante de uma câmara escura de orifício com o intuito de produzir, na face oposta ao orifício da câmara, uma imagem que corresponda a três quartos (¾) de sua altura. Sabendo que a câmara escura tem profundidade d, qual será a distância entre a pessoa e sua imagem?

a) (7.d) ÷ 3

b) (4.d) ÷ 3

c) (4.d.h) ÷ 3

d) (3.d.h) ÷ 4

e) (4.d) ÷ (3.h)

questão 2

(IF-GO) O olho humano comporta-se de forma semelhante a uma câmara escura de orifício. Sabemos que os raios de luz que partem do objeto e atravessam o orifício determinam a imagem no fundo do olho. A figura a seguir representa um esquema simplificado do comportamento de formação de imagens no fundo de um olho saudável. Vemos que a imagem formada no fundo do olho se apresenta invertida, de cabeça para baixo.

Sabe-se que o olho humano apresenta aproximadamente 20 mm de profundidade (x' = 20 mm) e o objeto tem 8 m de altura colocado em uma posição a 32 m de distância do orifício do olho (x = 32 m). Nessa situação, a altura da imagem formada no fundo do olho será de:

a) 5 mm.

b) 7,5 mm.

c) 8 mm.

d) 10,8 mm.

e) 12,8 mm.

questão 3

Um estudante de Física observa a imagem de uma árvore formada em uma câmara escura. Com o objetivo de definir a altura da árvore, o estudante posiciona a câmara, de 20 cm de comprimento, a uma distância de 30 m da árvore. Se o tamanho da imagem obtida pelo instrumento foi de 10 cm, qual era a altura da árvore?

a) 10 m

b) 15 m

c) 20 m

d) 22 m

e) 25 m

questão 4

Um objeto de altura H está a uma distância D de uma câmara escura de orifício, que registra uma imagem de altura igual a 5 cm. Ao aproximar o objeto 15 m da câmara, a imagem formada foi de 8 cm. Determine o valor de D.

a) 30 m

b) 25 m

c) 50 m

d) 15 m

e) 40 m

respostas
Questão 1

Letra A

Considere a semelhança de triângulos e que x é a distância entre a pessoa e a câmara escura:

A distância (D) entre a pessoa e sua imagem é a soma de x com o tamanho da câmara.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Considere a semelhança de triângulos e que H é a altura do objeto e h é a altura da imagem:

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A razão entre a altura da árvore (H) e a altura da imagem (h) deve ser igual à razão entre a distância da câmara à árvore (D) e o tamanho da câmara (d).

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A razão entre as alturas do objeto (H) e da imagem (h) deve ser igual à razão entre a distância da câmara ao objeto (D) e o tamanho da câmara (d). Aplicando essa igualdade para o caso de o objeto estar a 40 m da câmara, teremos:

Aplicando a mesma igualdade para o caso de uma aproximação de 15 m do objeto, teremos:

A partir das igualdades acima, podemos escrever:

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola