Topo
pesquisar

Exercícios sobre elevadores

Exercícios de Física

Estes exercícios sobre elevadores abordam as marcações de peso aparente na subida e descida em movimento acelerado. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

Em um elevador há um homem de massa igual a 95 kg sobre uma balança graduada em newton. Em um instante, o elevador começa a subir com aceleração de 0,5 m/s2. Determine a diferença percentual aproximada entre a marcação do peso do homem no elevador em repouso e em movimento.

Dado: g = 10 m/s2

a) 7,8 %

b) 5,8 %

c) 4,8 %

d) 2,8 %

e) 9,8 %

questão 2

Determine o peso aparente de uma pessoa de massa igual a 50 kg que está em um elevador que desce com aceleração igual a 1 m/s2.

Dado: g = 10 m/s2

a) 460 kg

b) 458 kg

c) 455 kg

d) 445 kg

e) 450 kg

questão 3

(Unifor-CE) Um corpo de massa 2,0 kg está pendurado em um dinamômetro preso ao teto de um elevador. Uma pessoa no interior deste elevador observa que a indicação fornecida pelo dinamômetro é 26N. Considerando a aceleração local da gravidade de 10 m/s2, o elevador pode estar:

a) em repouso.

b) descendo com aceleração de 2,0 m/s2

c) descendo em movimento uniforme

d) subindo com velocidade constante

e) subindo com aceleração de 3,0 m/s2

questão 4

(ITA) Uma pilha de seis blocos iguais, de mesma massa m, repousa sobre o piso de um elevador, como mostra a figura. O elevador está subindo em movimento uniformemente retardado com uma aceleração de módulo a. O módulo da força que o bloco 3 exerce sobre o bloco 2 é dado por

a) 3m (g + a)

b) 3m (g – a)

c) 2m (g + a)

d) 2m (g – a)

e) m (2g – a)

respostas
Questão 1

LETRA “C”

No momento em que o elevador está parado, a marcação da balança, que representa a força normal, é igual à força peso, logo:

P = N

m. g = N

N = 95. 10 = 950 N

No momento em que o elevador inicia a subida, a força resultante será dada pela diferença entre a força normal e o peso, logo:

FR = m.a

N – P = m.a

N = m.a + mg

N = m.(a + g)

N = 95.(0,5 + 10)

N = 997,5 N

A diferença percentual entre as marcações é: Dp = (997,5 – 950) x 100 = 4,76%                                                                                     997,5

Voltar a questão
Questão 2

LETRA “E”

Na descida do elevador, a força resultante é dada pela diferença entre a força peso e a força normal:

FR = m.a

P – N = m.a

N = m.g – m.a

N = m (g – a)

N = 50 (10 – 1)

N = 450 N

A marcação indicada por uma balança corresponde à força normal. Nesse caso, a indicação é menor que o peso real da pessoa, que é de 500N.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA “E”

O peso aparente de um corpo que está dentro de um elevador em movimento acelerado será maior que o peso real somente se o elevador estiver subindo. Nesse caso, a força resultante do sistema será a diferença entre a força normal e a força peso.

FR = m.a

N – P = m.a

N = m.a + m.g

N = m. (a + g)

26 = 2 (a + 10)

(a + 10) = 13

a = 3,0 m/s2

Voltar a questão
Questão 4

LETRA “B”

A força exercida pelo bloco 3 sobre o bloco 2 é a força normal referente ao peso dos blocos 1 e 2. Nesse caso, a força resultante é dada pela diferença do peso pela força normal, portanto:

FR = 2m.a

P – N = 2m.a

N = 2m.g – 2m.a

N = 2m (g – a)

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola